Venda de pneus de carga recua 4,5% em 2022

A venda de pneus de carga recuou 4,5% no primeiro semestre de 2022. Esses dados são da Associação Nacional das Fabricantes de PNEUS (ANIP).

A queda foi puxada pela retração de 6,6% nas entregas para o mercado de reposição. De acordo com o presidente da associação, Klaus Kurt Muller, isso é resultado da medida que isentou o imposto de importação de pneus de veículos de carga. Aliás, ele lembra do risco de demissões nas fábricas brasileiras como causa desta política.

Da mesma forma, na comparação do mês passado com julho de 2021, a retração foi de 10%. O recuo dos negócios no mercado de reposição, de 16,9%, é apontado como a principal razão dessa queda.

A expectativa da ANIP, em maio, era de um crescimento no volume de negócios de 2,3 milhões de unidades entregues.

Entretanto, o presidente da ANIP, sinaliza um otimismo na retomada “principalmente pelo aumento nas vendas de pesados”. Isso se deve pelos requisitos impostos pelas atualizações que os caminhões devem passar nos próximos meses, como o Euro 6.

Fonte: Frota&cia – https://www.frotacia.com.br/venda-de-pneus-de-carga-recua-45-em-2022/