Na estrada #009: Governo Federal constrói nova política de concessões

O novo episódio do podcast Na estrada já está no ar. Nesta edição, o programa do Ministério dos Transportes explica como o Governo Federal está planejamento seu novo programa de concessões, de forma a impulsionar investimentos, garantir obras nas regiões com mais carência de infraestrutura e tornar as tarifas mais justas aos usuários.

A proposta do novo plano de concessão foi apresentada no Brasil Road Invest 2023, realizado em São Paulo, e é debatido com o setor produtivo com o objetivo de tornar a modelagem dos leilões dos ativos de transportes menos burocráticos e mais eficientes.

Com participações do secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, e da secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, o novo episódio pode ser conferido no Spotify e no SoundCloud.

Confira abaixo os principais temas tratados no episódio:

• Importância do novo plano de concessões para os investimentos das rodovias federais;

• Importância das obras rodoviárias na geração de empregos para a população e no desenvolvimento para o país;

• Editais do lote 1 e 2 das rodovias integradas do Paraná, já com leilões marcados;

• Inovações promovidas pela nova proposta de concessão, como livre passagem em pedágios –sistema Free Flow –, pagamento por trecho rodado, desconto por usuários frequentes e pontos de recarga para veículos elétricos;

• Sustentabilidade social e econômica por parte das concessionárias com a contratação de mão de obra local.

Ouça os episódios anteriores

Fonte: Ministério dos Transportes – https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/noticias/2023/07/na-estrada-009-governo-federal-constroi-nova-politica-de-concessoes