Transporte tem saldo positivo de 8.763 empregos em agosto

• Post category:Trabalhista

O mercado de trabalho no transporte registrou aumento de 21% de janeiro a agosto de 2022, na comparação com o mesmo período de 2021. O saldo acumulado nos oito primeiros meses do ano foi de 74.173 vagas. Só no mês de agosto, foram 8.763 postos a mais. Os dados fazem parte do Radar CNT do Transporte: Caged – Agosto 2022, publicado na semana passada pela Confederação Nacional do Transporte. As análises foram realizadas a partir dos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.

O objetivo da CNT com esse levantamento é disponibilizar informações aos transportadores sobre o panorama e a situação das ocupações no setor.

Na evolução dos modos de transporte, o rodoviário apresentou saldo de 8.624 empregos em agosto e de 70.456 no acumulado de 2022. Considerando de janeiro a agosto, apesar do saldo positivo dos segmentos de passageiros de longo curso (1.262) e de passageiros urbano (4.531), esse resultado ainda não foi suficiente para recuperar as perdas significativas observadas no mesmo período em 2020 e 2021. O rodoviário de cargas acumulou criação de 57.433 postos, abaixo do mesmo período de 2021 (81.842), mas mantendo o ritmo forte de geração de emprego. Em agosto, seu saldo foi de 6.271 postos.

Fonte: SETECESP, com dados da CNT – https://setcesp.org.br/noticias/transporte-tem-saldo-positivo-de-8-763-empregos-em-agosto/