SEST SENAT abre as portas de nova unidade no bairro de Santo Amaro, em São Paulo

Nesta sexta-feira (29), foi inaugurada a nova unidade do SEST SENAT no bairro de Santo Amaro, na cidade de São Paulo (SP). A entrega é um marco para o setor de transporte de toda a região. A unidade recebe o nome de Vander Francisco Costa, importante empresário do setor transportador e, atualmente, exerce os cargos de presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT e do ITL (Instituto de Transporte e Logística). Cinthia Ambra, diretora executiva do SINDIPESA, esteve presente e prestigiou o evento.

O valor do investimento na nova instalação foi de cerca de R$ 22 milhões, considerando a obra e todos os equipamentos e mobiliários. O espaço está localizado na Rua Barão do Rio Branco, nº 426 (próximo ao Largo 13), no Bairro de Santo Amaro, em São Paulo (SP).

A nova estrutura, mais ampla, moderna e eficiente, vai oferecer novos serviços. Dentre eles, estão: o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus — tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica; atendimentos de psicologia, nutrição, odontologia e fisioterapia. A capacidade é de mais de 53 mil atendimentos ao ano para os trabalhadores do transporte, os seus familiares e a comunidade em geral. Os atendimentos são gratuitos a todos os trabalhadores do setor de transporte.

O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, afirma que, com a inauguração da nova unidade na região de Santo Amaro, em São Paulo, o SEST SENAT reforça o seu compromisso de estar onde o trabalhador do transporte mais precisa. “Estamos chegando à Zona Sul da capital paulista, a segunda região mais populosa da cidade, onde há uma grande concentração de empresas de transporte de passageiros e de cargas, além da proximidade com o Aeroporto de Congonhas. Queremos contribuir, cada vez mais, para o aprimoramento do setor e dos trabalhadores do transporte da região”, afirma.

Vander Costa complementou dizendo que a escolha do nome de uma unidade operacional tem a finalidade de destacar o trabalho de pessoas que, de forma espontânea, se destacaram ao transporte de forma significativa. “Recebo essa homenagem com muita emoção e gratidão. Eu vi o SEST SENAT antes dele existir, através das ações desenvolvidas pelo meu pai e um grupo de pessoas que, juntamente com o Clésio Andrade, ajudaram a construir o SEST SENAT. Agora, ter meu nome em uma unidade é consolidar o trabalho da minha família, que é do setor de transporte desde sempre”.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, reconheceu o trabalho desenvolvido pelo SEST SENAT não apenas para os trabalhadores do transporte, mas, também, para toda a comunidade local. “O que vocês fazem (estarem sempre se aprimorando e buscando referências no exterior) é fundamental. Vocês são um exemplo para todos nós”.

Para o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT de São Paulo, Carlos Panzan, a nova unidade será um ponto de referência para os trabalhadores do transporte que residem na região sul de São Paulo. “Este é um momento de grande importância para São Paulo e para todo o segmento no Brasil”, destacou.

Ao falar sobre a nova unidade de Santo Amaro, que leva o nome de Vander Costa, Carlos Panzan afirmou ser um gesto de reconhecimento por sua incansável dedicação ao transporte brasileiro. “Vander Costa tem o compromisso real com a melhoria e o desenvolvimento do transporte”, destacou Panzan.

Estrutura
Essa é a primeira unidade do SEST SENAT na cidade de São Paulo em formato vertical. A nova estrutura tem três andares e um total de 2.310 m2 de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; três salas de aula, com capacidade para 25 alunos cada; e uma sala de treinamento da EaD, com capacidade para 18 alunos.

Na área de saúde, está equipada para prestar atendimentos de fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em quatro consultórios.

Homenagem
Vander Francisco Costa é graduado em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e em direito pela Faculdade Newton Paiva, Vander Costa fundou, em 1982, a Vic Transportes – grupo empresarial do setor rodoviário de cargas. Durante, aproximadamente, 40 anos de serviços na empresa, ele se notabilizou pela sua capacidade inovadora, voltada ao aprimoramento da gestão e dos processos das empresas que compõem o grupo.

O empresário também presidiu o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais, entre 2002 e 2008, e a Federação das Empresas de Transportes de Cargas de Minas Gerais, de 2009 a 2016. Além disso, foi supervisor do Conselho Regional do SEST SENAT de Minas Gerais entre 2012 e 2016. Desde 2019, está na presidência do Sistema Transporte.

Expansão
A unidade do SEST SENAT de Santo Amaro (SP) é a sexta a ser inaugurada no Brasil, em 2023. Ao todo, o país já conta com 164 unidades, sendo 32 delas no estado de São Paulo e quatro na capital paulista – as outras ficam em Vila Jaguara, no Parque Novo Mundo e em Fernão Dias.

A inauguração desta sexta-feira (29) integra o plano de expansão e melhoria da rede física do SEST SENAT em todo o Brasil. A ampliação das unidades permite ao SEST SENAT oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas.

Fonte: SEST SENAT – https://www.sestsenat.org.br/noticia/sest-senat-abre-as-portas-de-nova-unidade-no-bairro-de-santo-amaro-em-so-paulo