SEST SENAT SUMMIT: Segurança nas estradas e, principalmente, na internet

  • Post category:Sem categoria

Segurança é inerente ao setor de transporte e é sempre o foco dos transportadores de cargas e passageiros, independentemente do modal. E essa preocupação deve ir além das estradas e alcançar todo o âmbito digital das empresas, já que a segurança cibernética pode atuar de forma estratégica na customização de serviços, garantir a satisfação dos clientes, além de proteger suas rotas físicas, pois os criminosos podem usar o meio digital para obter vantagens nos ataques em rodovias.

Diante da importância desse assunto, “Cibersegurança: confiabilidade e estratégia para customização de serviços” foi o tema da palestra de abertura do segundo dia do SEST SENAT Summit – Transporte-se para o futuro. O evento reúne, até esta quarta-feira (16), centenas de líderes e executivos das maiores empresas de transporte do Brasil no Teatro Santander, em São Paulo (SP).

Cláudio Martinelli, diretor geral da Kaspersky para América Latina, reforçou que, muitas vezes, a segurança cibernética é vista apenas como uma defesa contra vírus e ataques, mas a realidade é que as fraudes de informação são um problema estrutural que vem crescendo em níveis alarmantes.

“A segurança digital é um habilitador da segurança física. Não devemos entender esse tipo de segurança como um custo, e sim como um potencial gerador de lucros. Quando eu evito um risco e tenho que gastar menos dinheiro com escolta ou seguro, estou tornando meu negócio mais produtivo. E a segurança digital é um habilitador dessa redução de custos para as empresas”, afirmou Martinelli.

Na prática, Martinelli alerta que os criminosos também vão atrás do meio digital para obter vantagens em seus ataques: “Por exemplo, um criminoso, sabendo a rota do veículo, consegue se preparar com um bloqueio em uma estrada, porque ele sabe que a carga vai passar por aquela rodovia, em uma determinada hora, com tal quantidade de carga. Isso é um ganho para o criminoso. A gente tem que estar preparado para administrar com bastante segurança os dados de que temos posse”.

A segurança tem que ser parte fundamental de um sistema de transformação digital. O diretor geral da Kaspersky para América Latina definiu três pilares sobre como implantar a cibersegurança de forma mais robusta aos sistemas de transporte e logística:

  • inteligência: capacidade para reconhecer o inimigo e criar a solução ideal para o seu sistema;
  • treinamento: treinar os colaboradores é fundamental, pois diminui as chances de golpes;
  • solução: se tem inteligência e gente bem treinada, é possível colocar uma ferramenta de proteção digital e elas serão bem aplicadas.

Abertura

O segundo dia do evento começou com a participação da diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart. “Este evento é muito mais valioso pelo networking gerado e pelos insights que os líderes levarão para dentro das empresas. Este é um evento em um novo formato e faz parte das celebrações pelos 30 anos do SEST SENAT, e queremos que o tempo investido aqui possa ser revertido em muitas iniciativas de sucesso nas empresas”, enfatizou a diretora.

Também participaram da abertura do segundo dia Bruno Batista, diretor executivo da CNT (Confederação Nacional do Transporte); João Victor Mendes, diretor executivo do ITL (Instituto de Transporte e Logística); Vinicius Ladeira, diretor adjunto do SEST SENAT; Fernanda Rezende, diretora adjunta da CNT; e Eliana Costa, diretora adjunta do ITL.

Saiba mais

SEST SENAT Summit reunirá especialistas de renome nacional e internacional para debaterem o futuro do transporte no Brasil

SEST SENAT SUMMIT: A indústria de transportes deve ser transformada pelas novas tecnologias

SEST SENAT SUMMIT: O futuro do setor de transporte passa pelas soluções digitais

SEST SENAT Summit: Novas tendências de mercado sob a perspectiva do ESG

Fonte: CNT – https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/seguranca-nas-estradas-internet