Pedágios em rodovias federais terão que aceitar pagamentos em Pix e cartão

• Post category:Operacional

08/03/2024 às 16:56 | Atualizado 09/03/2024 às 14:15

Medida deve entrar em vigor em até 90 dias e visa a praticidade na cobrança das tarifas

O Ministério dos Transportes publicou nesta sexta-feira (8) uma portaria que autoriza o pagamento de pedágio em rodovias federais por Pix e cartão de crédito ou débito. As empresas terão um prazo de 90 dias para adequação.

Segundo o ministério, a medida trará mais eficiência e praticidade na cobrança das tarifas nos pedágios. A portaria também estabelece que Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai definir a quantidade de cabines que cada praça de pedágios deverá ter que aceite o pagamento pelos novos meios.

“Essa é mais uma medida pela modernização da operação na malha viária federal concedida, uma alternativa que confere mais fluidez no tráfego nas estradas e mais segurança e comodidade aos usuários”, afirmou a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.

De acordo com a pasta, o Brasil conta com 26 concessões de estradas federais em operação. A expectativa é de que em 2024 ocorra 13 leilões de rodovias.

Com os novos leilões, o ministério estima que serão injetados R$ 122 bilhões em investimentos privados.

João Rosada CNN

Brasília