No momento você está vendo “Com as concessões, teremos altos investimentos nas rodovias federais, e grande parte deles será aplicado em segurança viária”, afirmou Marcelo Sampaio

• Post category:Operacional

O secretário-Executivo do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Marcelo Sampaio, participou, nesta quarta-feira (10), do webinar “Rodovias que Perdoam, no âmbito do 3º Seminário de Mobilidade Humana Segura e Sustentável, promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). O encontro virtual contou também com a participação do secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello Costa.

Sampaio ressaltou que, por meio das concessões, grande parte dos investimentos será aplicado em segurança viária. “Nossas modelagens de concessões estão focadas em segurança. Temos buscado trabalhar com infraestrutura adequada, engenharia de tráfego, aumentar ofertas de atendimento ao usuário, e pontos de parada e descanso, que possibilitem, de forma intensa e ativa, reduzir acidentes e salvar vidas”, destacou o secretário-Executivo.

Sampaio reafirmou ainda o compromisso do Ministério da Infraestrutura na agenda de educar e conscientizar sobre a importância de atitudes mais responsáveis no trânsito. “Em 2019, registramos cerca de 30 mil mortes, 13 mil a menos, comparado a 2011. Reflexo de uma série de ações implementadas pelo Governo Federal que tem trabalhando na melhoria das nossas rodovias federais”, afirmou.

Durante o webinar, Marcello Costa enfatizou a importância do novo projeto que faz parte do Plano Setorial de Transportes Terrestres (PSTT), e desenvolvido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Focado na segurança rodoviária, são propostas de ações para melhorias das rodovias do país em todos os âmbitos para reduzir o número de acidentes e evitar mortes.

“Temos um compromisso muito grande do Ministério da Infraestrutura de prover infraestrutura, de fazer a nova modelagem do que vai ser a matriz de transportes do país no futuro, tendo como premissa básica o respeito a vida. O projeto Rodovias que Perdoam é a execução dessa política, é a operacionalização dessa intenção do ministério através de um projeto que já está dando resultados”, afirmou Costa.

Além disso, foi apresentado o relatório final do projeto, criado pelo ONSV, que está inserido no contexto de Segurança Viária, discutindo ações que envolvem o trânsito e as rodovias.

FONTE: Ministério da Infraestrutura