Nota de Posicionamento – Desoneração da folha

• Post category:Trabalhista

Veto da prorrogação da desoneração da folha de pagamento deve causar aumento dos valores de passagens e do frete

O Sistema Transporte recebeu, com profunda preocupação, o veto integral do Projeto de Lei nº 334/2023, que prorrogava, até 2027, a desoneração da folha de pagamento para os 17 segmentos econômicos que mais empregam no país.

Para o setor transportador, haverá impactos diretos no aumento dos custos operacionais das empresas que atuam no transporte rodoviário de cargas, rodoviário e metroferroviário público de passageiros.

Isso pode gerar redução dos postos de trabalho e inviabilizar novas contratações, além de aumentar o preço médio das passagens e dos fretes, interferindo diretamente na inflação e no valor de produtos e serviços.

O Sistema Transporte, representando mais de 164 mil empresas do transporte no Brasil, que geram mais de 2,3 milhões de empregos diretos, contará agora com a sensibilidade do Congresso Nacional para buscar a derrubada do veto.

CNT | SEST SENAT | ITL
Sistema Transporte