Guedes afirma que economia brasileira vai crescer acima da previsão do FMI

  • Post category:Economia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o PIB brasileiro caiu menos de metade do previsto pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em 2020, e que o crescimento brasileiro este será praticamente o dobro do previsto pelo órgão. Em evento promovido pelo Atlantic Council, Guedes citou os investimentos contratados de US$ 1 bilhão, relacionados a concessões em infraestrutura. A reforma de marcos legais abriu caminho para isso, disse. “O Brasil está aberto para negócios”, afirmou.

Ele ressaltou que 93% da população adulta brasileira já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, e 60% já receberam as duas doses. Com isso, setores como comércio e serviços estão retornando com força no Brasil.

O programa de preservação de empregos brasileiro (BEm) foi capaz de proteger um terço do mercado formal, disse. Além disso, foram criados 3 milhões de novas vagas desde “o fundo do poço em 2020” até agora. O ministro relatou que a vacinação e desigualdade na retomada foram temas das reuniões em Washington. Contou que em dois meses Brasil vai ter toda a população adulta vacinada e começará a ajudar os países vizinhos.

Ao falar sobre a pandemia, ele destacou a importância de transferência direta de renda para retomada da economia. Afirmou que em 2020 houve no país “a mais importante redução da pobreza em 40 anos”.

O ministro disse ainda que a economia brasileira está crescendo acima da média dos emergentes. A taxa este ano será de 5,3%, informou. Guedes comentou que o país aprovou marco fiscal e autonomia do BC, para evitar que altas temporárias de preços se tornassem permanentes. Nos Estados Unidos, comentou, “a inflação costumava ser zero e está perto de 5% e no Brasil, era 4% e está perto de 9%”.

Segundo o ministro, até o fim do ano, o Brasil deve ter uma reforma tributária aprovada e também deverão ser confirmadas as privatizações da Eletrobras e dos Correios, além da reforma administrativa.

“O Brasil quer ser uma economia forte de mercado”, afirmou. “Estamos reduzindo despesas, privatizando, mudando marcos regulatórios”, comentou. Disse ainda que um acordo com o Mercosul permitirá reduzir tarifas, diante de uma pergunta sobre a promessa de campanha de abrir a economia brasileira e facilitar negócios.

Guedes disse que o Brasil recebeu apoio dos Estados Unidos para ingressar na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). “Estamos tentando reduzir impostos corporativos, na direção do resto do mundo”, disse.

“O Brasil está fazendo a lição de casa”, disse. No entanto, queixou-se novamente do “barulho” quando se fala que o país está queimando suas florestas e deixando de vacinar a população.

FONTE: Valor Invest – https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2021/10/13/guedes-afirma-que-economia-brasileira-vai-crescer-acima-da-previsao-do-fmi.ghtml