Governo anuncia que irá revogar portaria sobre restrição de trabalho aos feriados

O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou que irá anular a Portaria 3.566/2023 que restringe o trabalho no comércio durante feriados. A medida exigia um acordo coletivo para permitir as atividades.

De acordo com o ministro Luiz Marinho, uma nova portaria com o mesmo teor será emitida nos próximos dias, mas entrará em vigor em março de 2024.

Durante esse período, um grupo de trabalho formado por representantes do governo, empregadores e empregados, conduzirá discussões para estabelecer um acordo nacional sobre o assunto.  Somente após essa discussão, se necessário, poderá haver modificações na portaria governamental.

Marinho esclareceu que a Portaria publicada na semana passada apenas revogou outra, de 2021, do governo anterior, que concedia autorização permanente para o trabalho aos domingos e feriados em vários setores do comércio. No entanto, a medida contrariava a lei 10.101/2000, que permite o trabalho desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal.

“A portaria de 2021 deu a entender que os feriados não precisam de negociação, e que o patrão poderia, na véspera do feriado, a qualquer hora, falar para o trabalhador: amanhã você vem trabalhar”, disse o ministro. Segundo ele, o objetivo da nova portaria do governo é valorizar as negociações coletivas e estabelecer que o funcionamento aos feriados precisa ser negociado.

Na terça-feira (21), a Câmara dos Deputados aprovou a tramitação urgente de um projeto de decreto legislativo para anular a portaria do Ministério do Trabalho. Marinho enfatizou que a revogação da portaria pelo Ministério do Trabalho não foi influenciada pela decisão dos parlamentares, mas sim em resposta às reclamações legítimas do setor.

Saiba mais:

Entenda a nova regra de trabalho aos feriados

Fonte: Paulicon – https://paulicon.com.br/2023/11/23/governo-anuncia-que-ira-revogar-portaria-sobre-restricao-de-trabalho-aos-feriados/#:~:text=Governo%20anuncia%20que%20ir%C3%A1%20revogar%20portaria%20sobre%20restri%C3%A7%C3%A3o%20de%20trabalho%20aos%20feriados,-Paulicon%20Cont%C3%A1bil23&text=Mudan%C3%A7a%20dever%C3%A1%20ocorrer%20ap%C3%B3s%20discuss%C3%A3o,trabalho%20no%20com%C3%A9rcio%20durante%20feriados.