Criado pelo MInfra, Radar Anticorrupção é destaque em encontro da Polícia Federal

Programa criado pelo Ministério da Infraestrutura para aprimorar a gestão pública a partir da adoção de medidas voltadas à prevenção, à supervisão e ao enfrentamento de riscos de fraude e de corrupção, o Radar Anticorrupção foi destaque nesta quarta-feira (6) no Encontro de Chefes de Delegacias de Combate à Corrupção e aos Crimes Financeiros da Polícia Federal, no Rio de Janeiro.

“O programa Radar Anticorrupção é uma necessidade institucional que demonstra uma maturidade grande quando promove esse tipo de intercâmbio com outros órgãos de fiscalização, como a PF, e ele tá aderente com as práticas do mercado nacional e internacional que pedem esse tipo de iniciativa aos órgãos públicos”, destacou a subsecretária de Conformidade e Integridade do Ministério da Infraestrutura, Fernanda Costa de Oliveira.

No encontro, também foi abordada a possibilidade de implantação do programa em outros ministérios, especialmente aqueles com grandes orçamentos, como a Saúde e Educação, que tiveram no passado recente grandes ocorrências de operações policiais. Balanço da Subsecretaria de Conformidade e Integridade mostra a análise de 575 denúncias desde o início do programa, em 2019, até o fim de setembro.

“É muito interessante ter uma unidade de integridade que tem essa proximidade com a Polícia Federal para a promoção de ação conjunta de combate à corrupção, especialmente esse intercâmbio de informações”, completou a subsecretária.

PILARES – Aprimorar a gestão pública, melhorar o controle interno, zerar casos de corrupção envolvendo contratos do MInfra e dificultar os desvios de conduta e de recursos públicos são os objetivos do programa. Por isso, foram definidos oito pilares com as iniciativas prioritárias à necessária promoção de integridade institucional e relacionadas à prevenção, detecção e combate à corrupção.

O programa envolve o compartilhamento de informações com outros ministérios, estabelece regras de compliance para os servidores do MInfra, define critérios técnicos para a nomeação de cargos e funções gratificadas e mantém canais oficiais de denúncia à disposição dos cidadãos.

FONTE: Ministério da Infraestrutura – https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/2021/10/criado-pelo-minfra-radar-anticorrupcao-e-destaque-em-encontro-da-policia-federal