No momento você está vendo Ex-presidente Michel Temer recebe honraria máxima da Medalha JK

Ex-presidente Michel Temer recebe honraria máxima da Medalha JK

  • Post category:Sem categoria

A entrega da Ordem do Mérito do Transporte, conhecida como Medalha JK, foi realizada nesta quarta-feira (16), na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília (DF). O ex-presidente do Brasil, Michel Temer, recebeu a comenda no grau Grã-Cruz (honraria máxima). Outras 12 personalidades, que se destacaram pela prestação de serviços relevantes ao setor de transporte em 2021, nas diferentes modalidades, também foram agraciadas. Dasio de Souza e Silva, vice-presidente executivo do SINDIPESA, e Cinthia Ambra, diretora executiva do SINDIPESA, estiveram presentes na cerimônia de premiação.

Michel Temer foi o 37º Presidente do Brasil, de 2016 a 2019; vice-Presidente, de 2011 até 2016; Presidente do MDB Nacional; Presidente da Câmara dos Deputados de 1997 a 2001 e de 2009 a 2010; Deputado Federal de 1995 a 2010; Deputado Constituinte titular da Subcomissão do Poder Judiciário; e Procurador-Geral do Estado de São Paulo.

O presidente da CNT, Vander Costa, destacou, em seu discurso, que é uma grande honra entregar a Medalha JK, em sua categoria máxima, a Michel Temer, que ao longo de sua trajetória política, alcançou importantes conquistas para o setor transportador e para o Brasil. “O presidente Temer foi um dos principais responsáveis por uma das reformas mais ambiciosas das últimas décadas no Brasil – a Reforma Trabalhista. Em nome do setor transportador, afirmo que esse foi um dos maiores avanços para o desenvolvimento da nossa atividade”, declarou.

Vander Costa disse ainda que reconhecer a atuação dessas pessoas é também contribuir para o crescimento e o aperfeiçoamento do segmento no Brasil. “O transporte é feito por pessoas que trabalham para reduzir distâncias e promover o crescimento de uma nação. Nesses últimos anos, em que enfrentamos desafios inéditos, a importância do setor esteve ainda mais em evidência. Estamos convictos de que cada pessoa que atua, direta ou indiretamente, para aperfeiçoar o setor tem o seu grau de contribuição para fazer do transporte essa potente engrenagem, que impede o país de parar.”

O ex-presidente Michel Temer discursou em nome de todos os homenageados da noite. Além de destacar a grandiosidade de JK, patrono da medalha, ele enfatizou a relevância do setor do transporte para a sociedade. “A importância da atuação dos transportadores durante a pandemia mostra a relevância desse prêmio a mim outorgado. O que eu posso dizer é que tendo recebido essa honraria valeu a pena tudo que fiz na vida. Se recebi esta medalha é porque reconheceram o que fiz na vida pública como entre outras coisas, a Reforma Trabalhista que trouxe tantos direitos aos trabalhadores”, afirmou Michel Temer.

A Medalha JK é o símbolo maior do reconhecimento dos transportadores brasileiros àqueles que doaram talentos, competências e esforços pessoais pela melhoria do setor no Brasil. Instituída em 1991, tem como patrono o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília e um dos principais incentivadores do desenvolvimento do Brasil. A honraria é dividida em três categorias: Grã-Cruz, Grande Oficial e Oficial.

Confira os outros agraciados com a Medalha JK 2021 em suas respectivas categorias de homenagem:

Grande Oficial

Diego Leonardo de Andrade Carvalho

Deputado Federal, no segundo mandato, presidiu a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cafeicultura e foi relator da Lei do Motorista. Fez parte da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer e tem participação nas Comissões de Viação e Transportes, de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. 

Nilson Alfredo Gibson Duarte Rodrigues Sobrinho 

Presidente da Fetracan (Federação das Empresas Transporte Cargas) e do Conselho Regional de Pernambuco do SEST SENAT. Empresário, iniciou suas atividades em 2008 na diretoria do SETCEPE (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado de Pernambuco). Em 2013, assumiu a presidência do SETCL (Sindicato da Empresas de Transporte de Cargas) de Petrolina. 

Edson Palmesan 

Membro do conselho fiscal na Fenavega (Federação Nacional da Empresas de Navegação Aquaviária), foi vice-presidente da Fenavega de 2017 a 2021 e diretor da Seção III – do Transporte Aquaviário de Cargas e de Passageiros da CNT, de 2015 a 2019. Presidente do Sindasp (Sindicato dos Armadores de Navegação Fluvial do Estado de São Paulo), entre 2014 e 2015, atuou nos assuntos relacionados a crise hídrica deste período, defendendo a navegação na hidrovia Tietê-Paraná junto aos órgãos governamentais. 

Valter Casimiro Silveira 

É Secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal e foi Ministro dos Transporte, Portos e Aviação Civil, entre abril e dezembro de 2018. Servidor de carreira do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) desde 2006, onde assumiu a diretoria de Infraestrutura Aquaviária da autarquia em 2014. Entre 2010 e 2015, foi coordenador geral de Portos Marítimos no DNIT. 

Juliano Alcântara Noman 

Diretor-Presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), foi Secretário de Aeroportos entre 2011 e 2013 e de Navegação Aérea Civil de 2013 a 2016 na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. 

Salim Mattar 

Entre 2019 e 2020, esteve à frente da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimentos e Mercados do Ministério da Economia. Foi um dos fundadores do Instituto do Livre Mercado. Como empresário foi um dos fundadores da Localiza Rent a Car S/A e possui investimentos nos ramos de seguros, helicópteros de transporte para plataformas de petróleo e agronegócio.          

Oficial

Ermelindo da Rocha 

Presidente da Empresa São Gonçalo e conselheiro do CEIMG (Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais) da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais). Membro do Conselho dos ex-presidentes da Associação Comercial e Industrial de Contagem, em 1958, fundou, junto ao seu pai, a Empresa São Gonçalo. Em 1973, foi o primeiro presidente da SETEPMG (Sindicato de Transporte das Empresas de Passageiros de Minas Gerais), hoje o SINDPAS. 

José Maria Gomes 

Presidente da ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos), de 2013 a 2018, foi diretor de especialidade de meio ambiente e de produtos perigosos no SETCESP (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e região). Em 2014 assumiu como vice-presidente e coordenador da câmara técnica de produtos perigosos da NTC&Logística. É membro conselho consultivo da FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo). 

Jorge Mariano 

Iniciou a carreira no agenciamento marítimo em 1984 na empresa de Vapores Grieg e desde 2006 tornou-se empresário, através da empresa Safe Tide Participações Ltda. Foi eleito para diversos cargos de diretoria e presidência institucional desde 1986 em diversas entidades, como o Sindicato dos Contabilistas de Santos, APPEES (Associação Profissional das Entidades Estivadoras de Santos) e Soamar (Sociedade Amigos da Marinha). 

Marcos Felix 

Assessor especial do Ministro da Infraestrutura e Consultor Legislativo do Senado Federal, desde 2014. Perito Criminal Federal da Polícia Federal, de 2008 a 2014 e agente da Polícia Federal, de 2005 a 2008, foi oficial do quadro de engenheiros militares do exército brasileiro, de 2002 a 2005.   

Coronel Tadeu 

Coronel da Polícia Militar de São Paulo e piloto de helicóptero, é Deputado Federal por São Paulo pelo PSL (Partido Social Liberal), e membro das Comissões de Constituição e Justiça, Viação e Transporte e Comissão Mista de Orçamento e vice-líder do PSL. Consultor e Especialista em Segurança Pública. 

Wilen Manteli 

Diretor Presidente da Associação Hidrovias do RGS é consultor da ABTP (Associação Brasileira de Terminais Portuários), onde foi presidente por 18 anos. Vice-Presidente Executivo por 16 anos da Comissão Portos, é também ex- conselheiro de Administração da Luxma e ex-diretor jurídico da Adubos Trevo S.A.-Grupo Luxma. 

Fonte: CNT – https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/ex-presidente-michel-temer-recebe-honraria-mxima-da-medalha-jk