DNIT reforça importância de realizar manutenção preventiva em veículos

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) orienta os condutores sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. A medida propicia segurança, pois evita falhas mecânicas que podem comprometer os freios, controle do carro etc. E ainda gera economia, já que quando o veículo funciona bem, isso reflete no consumo de combustível, dos pneus e de outros componentes veiculares. Como regra geral, a manutenção preventiva veicular precisa ser feita a cada ano ou a cada dez mil quilômetros rodados – o que vier primeiro. Não existe data específica para realizá-la, dependerá do ano, marca e modelo do veículo.

Manutenção periódica preventiva:

Pneus:
Um dos principais itens a serem observados são os pneus. Eles precisam ter “ranhuras” por onde a água da pista possa escoar para evitar derrapagens e aquaplanagens. E ter a calibragem adequada.

Freios:
Outro importante ponto são os freios. O mau funcionamento aumenta a distância de frenagem e ainda causa problema na direção.

Óleo:
Ele lubrifica e retira as impurezas do motor. Caso o nível esteja abaixo da primeira marca da vareta de medição, significa que é necessário repor o óleo.

Lâmpadas:
Conduzir veículo com lâmpada queimada é proibido, infração considerada média, conforme o inciso XXII, do art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Lâmpadas e lanternas, de tempos em tempos, acabam queimando, por isso, é indicado que elas sejam verificadas sempre que possível.

Suspensão dianteira:
Caso a direção do veículo esteja mais pesada, mais resistente que o normal, pode ser sinal de que esteja desalinhada. Isso acarretará desgaste das peças e diminuirá o desempenho do veículo.

Outros itens a serem observados:
Correias do motor, radiador, escapamento, filtros de ar do motor, velas, lataria, marcha, filtro de combustível, entre outros.

No trânsito, sua responsabilidade salva vidas.

FONTE: DNIT – https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/noticias/dnit-reforca-importancia-de-realizar-manutencao-preventiva-em-veiculos