DNIT participa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, da Rede de Controle da Gestão Pública, formada pelo Tribunal de Contas da União, pela Controladoria-Geral da União e outras entidades. O objetivo desse programa é avaliar as instituições públicas realizando um mapeamento de atividades e sua suscetibilidade à fraude e à corrupção, por meio da plataforma de avaliação denominada e-Prevenção.

Após o preenchimento do formulário eletrônico, que identifica a atuação da Autarquia nessa temática, foi gerado um relatório de diagnóstico. A partir dessa análise, contatou-se que o DNIT encontra-se em um grau aprimorado de adesão às boas práticas, em função do seu poder de compra ou de regulação muito alto. Nesse conjunto de ações estão contempladas práticas para reduzir as fragilidades e alcançar um nível de segurança desejável para a tomada de decisões, em ambiente regido pela ética e integridade. Foram avaliadas as áreas de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento.

Com base nos apontamentos gerados pelo relatório, é possível verificar quais ações precisam ser priorizadas pelas instâncias de integridade do Departamento com a meta de alcançar o nível avançado, o mais alto nessa classificação. Essa é uma busca constante por aperfeiçoar as boas práticas na instituição.

FONTE: DNIT – https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/noticias/dnit-participa-do-programa-nacional-de-prevencao-a-corrupcao