Cobrança de pedágio nas rodovias do Paraná vai voltar até março

Os lotes 1 e 2 das rodovias estaduais e federais paranaenses voltarão com as cobranças de pedágio até o final de março. No final de janeiro, foram assinados os contratos de concessão das rodovias, com 30 anos de duração.

De acordo com os contratos, as rodovias receberão investimentos de R$ 30 bilhões, em obras que serão realizadas em mais de mil quilômetros de estrada.

Durante o mês de fevereiro, algumas obras serão realizadas nas rodovias, para manutenção. Após a primeira etapa das obras, a volta da cobrança dos pedágios estará autorizada.

A partir da assinatura do contrato, os sistemas rodoviários passarão a ser administrados pela Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A., vencedora do Lote 1 e que vai gerir o ativo como concessionária Via Araucária, e pelo Consórcio Infraestrutura PR, que arrematou o Lote 2 e o administrará como EPR Litoral Pioneiro.

As empresas investirão R$ 30,4 bilhões – somados investimentos e serviços operacionais – nas estradas que compõem os dois lotes.

No Lote 1, formado pelas BRs-277/373/376/476 /PR e as PRs-418/423/427, serão 344 quilômetros de vias duplicadas – mais de 70% da extensão total.

Já no Lote 2 (BRs-153/277/369/PR e PRs-092/151/239/407/408/411/508/804/855), que dá acesso ao litoral e à região do Porto de Paranaguá, mais de 350 quilômetros de pistas duplas serão incorporadas à malha rodoviária. Essas obras deverão ser realizadas entre o terceiro e o sétimo anos da concessão.

Em ambos os lotes, estão previstas a implantação de novas estruturas – como pontes, trevos e viadutos – e melhorias nos dispositivos que já existem ao longo das pistas concedidas.

Além disso, estão previstos:

• Desconto para usuário frequente (DUF)
  • Desconto Básico de Tarifa (DBT): 5% de desconto na tarifa para todos os usuários do sistema automático de cobrança de pedágio;
  • Reclassificação tarifária: preços diferentes para pistas simples e dupla
  • Aporte progressivo de recursos vinculados, proporcionais ao deságio oferecido, para evitar deságios excessivos no leilão;
  • Mecanismo de mitigação de risco de demanda;
  • Pontos de parada e descanso para caminhoneiros (PPD);
  • Implantação de áreas de escape;
  • Segurança viária com a aplicação da metodologia iRap de avaliação da qualidade de rodovias.

Fonte: Blog do Caminhoneiro – https://blogdocaminhoneiro.com/2024/02/cobranca-de-pedagio-nas-rodovias-do-parana-vai-voltar-ate-marco/#google_vignette