PALFINGER lança nova linha de cestas aéreas

A PALFINGER está conduzindo um processo de desenvolvimento de uma linha bastante ampla de cestas aéreas para atendimento às demandas do mercado latino-americano. O primeiro modelo que está sendo lançado no Brasil é o PB 13 AT I. Trata-se de uma cesta aérea articulada telescópica que possibilita maior produtividade e conta com mais recursos de segurança.

A PB 13 AT I possui altura de trabalho de 13,7 metros e pode ser isolada para trabalhos em redes energizadas de até 46 kV. “Outros modelos serão lançados no Brasil nos próximos meses, visando compor uma linha totalmente alinhada com as demandas do nosso mercado”, antecipa Gilvan Boa, gerente comercial da PALFINGER.

Palfinger PB 13 AT I -15-cestas

O executivo de Produtos (Plataformas) da fabricante, André Felipe Malacrida, garante que os projetos estão sendo desenvolvidos com o que há de melhor e mais moderno em recursos de engenharia e serão fabricados com materiais de ponta, de modo a oferecer ao mercado opções de equipamentos com alto desempenho operacional e níveis diferenciados de segurança.

Segundo ele, a nova linha de cestas aéreas é resultado de uma extensa pesquisa onde foram utilizados métodos inovadores. “Um dos métodos utilizados foi avaliar as operações dos nossos clientes de forma sistemática e com isso foi possível entender suas necessidades, desejos e os resultados que eles esperam ao utilizar nossos produtos. Este trabalho resultou em um levantamento dos requisitos e foi base para o desenvolvimento dos novos produtos”.

Gilvan Boa-web
Gilvan Boa, gerente comercial da PALFINGER

No desenvolvimento dos projetos de cestas aéreas, a PALFINGER segue as normas norte-americana (ANSI A 92.2) e brasileira (ABNT NBR 16092). Complementarmente, diz Gilvan Boa, várias outras normas nacionais e internacionais, além das rígidas normas internas da PALFINGER, são consideradas no desenvolvimento dos projetos, superando às exigências do anexo XII da NR12.

“Vale destacar que todos os processos de fabricação e principalmente de soldagem dos equipamentos são executados por profissionais devidamente qualificados e certificados, o que garante altos níveis de qualidade, segurança e durabilidade para os nossos produtos”.

As novidades e as aplicações típicas da nova linha de cestas aéreas da PALFINGER podem ser avaliadas pelas características do primeiro modelo a ser lançado, a PB 13 AT. Essa cesta aérea, explica André Felipe Malacrida, tem como principal aplicação a construção e manutenção de redes de distribuição de energia. “Este novo modelo oferece movimentos suaves resultando em um posicionamento diferenciado e seguro, reduzindo a fadiga provocada pelos longos períodos de trabalho”.

André Malacrida
André Felipe Malacrida, executivo de produtos Plataformas da PALFINGER

O executivo de produtos da PALFINGER aponta alguns diferenciais desse modelo: maior alcance lateral da categoria; maior capacidade de carga na caçamba, possibilitando o transporte de ferramentas e de materiais de rede sem risco de exceder a capacidade de carga do equipamento; joystick para operações mais precisas, que permite comandar todos os movimentos da lança superior com apenas uma mão; e garantia de isolamento com a lança telescópica totalmente recolhida.

A funcionalidade e segurança do novo produto, segundo ele, pôde ser comprovada em atividades de campo, testes de fadiga em componentes e nos equipamentos completos e por uma rígida bateria de testes na fábrica. Com o objetivo de obter um feedback de usuários em condição de operação real, a PALFINGER estabeleceu parceria com duas das principais concessionárias de distribuição de energia do Brasil. “Essas empresas se dispuseram a realizar testes em diversas regiões, com diferentes equipes para confirmar o desempenho de nosso equipamento em campo e os resultados têm sido muito positivos”, diz Gilvan Boa.

Ele explica que não houve necessidade de nenhum tipo de customização ou adequação mais significativa do produto para sua utilização no Brasil. Já que os procedimentos operacionais e normativos no país possuem como referência o padrão norte-americano. “Por outro lado, a necessidade de montar as cestas aéreas em veículos de fabricação local, de porte menor, tornou necessária a utilização do know-how europeu em produção de equipamentos mais leves. Esse suporte global tem contribuído com a equipe de engenharia do Brasil para o desenvolvimento de produtos totalmente aderente às demandas do nosso mercado”.

plataformas-cestasPALFINGER

A PALFINGER já tem tradição na fabricação de plataformas e cestas aéreas para elevação de pessoas, e possui um portfólio amplo e reconhecido mundialmente por sua qualidade e confiabilidade. Na Europa, possui fabricas na Itália onde são produzidas as plataformas com geometrias compactas e leves, com alturas de trabalho que variam de 10 a 28 metros e, na Alemanha, são produz as plataformas premium que chegam até 100 metros de altura de trabalho, muito utilizadas para manutenções em parques eólicos.

Nos EUA, a PALFINGER fabrica cestas aéreas isoladas e não isoladas com diversos modelos voltados para manutenção de redes e sistemas elétricos, além do setor de comunicação (Internet, TV a cabo, telefonia). E conta, também, com uma fábrica na Argentina onde também se fabricam cestas aéreas isoladas ou não isoladas. Essa planta vem atendendo ao mercado latino americano há alguns anos e agora passará a produzir equipamentos para o mercado brasileiro.

Fonte: Crane Brasil – https://cranebrasil.com.br/palfinger-lanca-nova-linha-de-cestas-aereas/