Alan de Oliveira Lopes é o novo secretário-executivo adjunto do MInfra

O engenheiro civil e perito criminal federal Alan de Oliveira Lopes assumiu, nesta sexta-feira (29), o cargo de secretário-executivo adjunto do Ministério da Infraestrutura (MInfra). Entre as atribuições da função, está a de substituir o secretário-executivo em caso de afastamentos e impedimentos eventuais. A designação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Transportes pela mesma instituição, Alan de Oliveira Lopes respondeu como chefe de gabinete do ministro da Infraestrutura desde junho de 2021. Deixa o posto para assumir como secretário-executivo-adjunto.

Trajetória

De 1997 a 2002, atuou como engenheiro na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). É perito criminal da Polícia Federal concursado desde 2002, tendo chefiado como substituto o Serviço de Perícias de Engenharia do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal até 2019.

Naquele ano, foi cedido pela PF ao MInfra, como assessor especial. De maio de 2020 a abril de 2021, retornou à polícia como diretor técnico-científico, até regressar ao Ministério da Infraestrutura para chefiar o gabinete do então ministro Tarcísio Gomes de Freitas.

Fonte: Ministério da Infraestrutura – https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/2022/04/alan-de-oliveira-lopes-e-o-novo-secretario-executivo-adjunto-do-minfra