4.000 Toneladas: XCMG lança o maior guindaste sobre rodas do mundo

A fabricante chinesa XCMG anunciou no final de março o lançamento do maior guindaste sobre rodas do mundo, com capacidade de elevação de 4.000 toneladas. O primeiro uso do XCA4000 ocorreu em um parque eólico na região de Jing, Hengshui, China, com o levantamento de uma série de componentes para torres eólicas, como um nacele de 130 toneladas, um cubo de 40 toneladas e pás com 95 metros de comprimento e 28 toneladas cada uma, que foram instaladas a uma altura de 162 metros.

Com o novo guindaste, a XCMG quebrou o recorde de maior guindaste sobre rodas, de 2010, que era da própria empresa. Ao todo, a máquina tem 11 eixos!

A primeira unidade do gigante foi entregue à empresa chinesa Hebei Rongcheng Technology. Esse tipo de equipamento é voltado para instalação de usina eólicas de mais de 10 MW de potência.

Com a capacidade de içar 230 toneladas a uma altura de 170 metros, o XCA4000 estabelece uma nova referência para a maior e mais pesada capacidade de içamento entre os guindastes sobre rodas.

O investimento no desenvolvimento do guindaste se deve ao crescente uso de torres eólicas cada vez maiores, que exige equipamentos mais altos e com maior capacidade de elevação de cargas.

De acordo com a marca, o XAC4000 tem tecnologias que podem reduzir o tempo de instalação de uma turbina eólica em até 30%, o que aumenta a eficiência da instalação de novos parques eólicos.

O XCA4000 é equipado com um sistema de controle desenvolvido pela própria XCMG e tecnologia de segurança ativa com mais de uma dúzia de sensores distribuídos na lança, capazes de detectar e eliminar possíveis riscos de segurança em tempo real.

O bruto tem capacidade de transportar componentes pesados, como a lança principal e o estabilizador, que pesam até 400 toneladas, e tem alta capacidade de nivelamento de 16%, que aumenta sua eficácia na transferência de cargas pesadas.

O novo equipamento agora entra em venda para o mundo todo, e, pelo tamanho, dificilmente será superado tão logo.

Fonte: Blog do Caminhoneiro – https://blogdocaminhoneiro.com/2024/04/4-000-toneladas-xcmg-lanca-o-maior-guindaste-sobre-rodas-do-mundo/#google_vignette