XCMG vai investir R$ 270 milhões em Pouso Alegre

• Post category:Economia

A fabricante de caminhões XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.) anunciou ontem, na China, a ampliação das linhas de montagem que mantém em Pouso Alegre, em Minas Gerais. O investimento total será de R$ 270 milhões, e engloba a expansão e criação de novas linhas de montagem na unidade da empresa, instalada no município desde 2014.

“A expansão da XCMG cumpre com nosso objetivo de atrair investimentos com cada vez mais valor agregado em Minas Gerais. Com a nova linha de montagem, o estado vai, pela primeira vez na história, ter uma linha de montagem de veículo de grande porte 100% elétrico”, destacou o governador Romeu Zema, que participou do evento em Xuzhou, na China.

Além da expansão, a XCMG vai investir também na criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento em Minas Gerais. “Isso é fundamental, porque vamos começar a não só produzir máquinas, mas também criar novas soluções tecnológicas e até, quem sabe, novos produtos”, concluiu o governador.

A expansão da empresa chinesa prevê a geração de 150 empregos diretos permanentes e 315 temporários em Pouso Alegre e região.

A construção do parque industrial da XCMG na cidade contou com o apoio da Invest Minas, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), e teve investimento superior a R$ 1 bilhão.

A fábrica ocupa atualmente área de 1 milhão de metros quadrados, dos quais 150 mil são dedicados à instalação de galpões.

O projeto de expansão da empresa inclui as construções de um novo galpão, para aumentar a capacidade produtiva, e de um eletroposto; ampliação da área de escritório; e a montagem/industrialização de caminhões elétricos e máquinas elétricas.

O foco da XCMG é no desenvolvimento futuro de pesquisa e tecnologia para aumentar gradativamente a nacionalização do produto da empresa.

Fonte: Blog do Caminhoneiro – https://blogdocaminhoneiro.com/2023/11/xcmg-vai-investir-r-270-milhoes-em-pouso-alegre/#google_vignette