XCMG chinesa lança primeiro elétrico para uso rodoviário

A maior feira agrícola da América Latina – a Agrishow – não serviu apenas de palco para o lançamento das últimas novidades em produtos e serviços para o setor. A XCMG – gigante chinesa na área de máquinas pesadas com fábrica local em Pouso Alegre (MG) – aproveitou a realização do evento para apresentar de forma discreta ao mercado brasileiro o primeiro caminhão 100% elétrico para aplicação rodoviária. A novidade batizada de E7 49T será oferecido na versão cavalo mecânico, com PBT de 23.000 kg e PBTC de 49 toneladas.

“Somos referência em eletromobilidade na China e, por isso, estamos saindo na frente no mercado brasileiro como a primeira montadora a oferecer um cavalo mecânico 100% elétrico já homologado no país, que reúne inovação e tecnologia”, explica Ricardo Senda (foto), gerente de elétricos da XCMG, depois de uma breve apresentação do Grupo XCMG.

De acordo como a ficha técnica do produto (ver quadro) o modelo vem equipado com tração 6×4 e motor elétrico que gera 240kW de potência nominal (321,8cv) e torque máximo de 2.000Nm. O veículo alcança uma velocidade máxima de 84 km/h e suas baterias possuem autonomia de 150 km. O tempo estimado de recarga é de 1 hora e 20 minutos. Nas contas do fabricante o E7 49T promete uma redução de até 60% no custo por Km rodado, na comparação com um similar a diesel.

Preço de lançamento

O novo caminhão será oferecido ao preço de R$ 1,3 milhão e o público-alvo será formado por embarcadores e transportadores de cargas.

Segundo Senda, além de zero emissão de gases, o novo caminhão elétrico tem baixíssimo nível de ruído, o que possibilita a execução de tarefas urbanas, sem poluição sonora, principalmente no período noturno, tanto em áreas residenciais, como em ambientes fechados, galpões e armazéns. “O veículo também confere pouca vibração, proporcionando um ambiente de trabalho muito mais confortável para os motoristas,” completa o gerente. Para breve, está prevista a chegada de uma versão 8×4 do modelo, mais voltado para uso misto, incluindo operações severas como mineração e agronegócio. O foco, nesse caso, serão os setores de transporte de madeira e cana-de-açúcar.

No momento, a assistência técnica do produto se dará de forma remota, já que a montadora não dispõe ainda de rede autorizada. “Já estamos operacionalizados em Guarulhos, na Dutra. Mas, futuramente, teremos pontos de atendimento espalhados pelo Brasil”, adianta o gerente, que acrescenta que o futuro HUB de Elétricos da empresa irá contar com Show Room/ pós-vendas.

Ricardo Senda revela ainda que a XCMG tem planos de nacionalização do caminhão, se houver uma demanda alta para isso. “Podemos sim nacionalizar, como já fizemos com as máquinas amarelas em nossa fábrica em Pouso Alegre”, completa.

Primeira na China

Fundada em 1943 na China, o Grupo XCMG hoje ocupa o primeiro lugar no ranking de fabricantes de máquinas pesadas do país asiático e o terceiro no globo. Com presença em 191 países e regiões, para atender aos mercados de construção civil, mineração e o agronegócio, o conglomerado detém 20% do mercado mundial desses equipamentos e 70% do mercado chinês. O vasto portfólio de produtos inclui guindastes, máquinas de terraplenagem, pavimentação, perfuratrizes, elevação e concretagem, algumas delas as maiores do mundo em alcance e capacidade. Presente no Brasil desde 2004, a XCMG produz uma ampla gama de produtos para a linha pesada.

Fonte: Frota&cia – https://frotacia.com.br/cxmg-chinesa-lanca-primeiro-eletrico-para-uso-rodoviario/