XCMG aposta nos elétricos para ganhar espaço no mercado brasileiro

Depois de uma aparição discreta na Agrishow 2023, a fabricante chinesa XCMG (abreviatura de Xuzhou Construction Machinery Group) apresentou oficialmente a toda a Imprensa especializada – incluindo Frota&Cia – os primeiros caminhões da marca que estreiam no mercado brasileiro com tração 100% elétrica.

Importados da China, os novos XCMG E7-29T na configuração cavalo-mecânico e XCMG ER-29 na versão rígida e tração 8×4 são os primeiros caminhões homologados no país para aplicação rodoviária, ainda que o segundo não tenha data de lançamento. Enquanto a versão trator tem PBTC homologado para 49.000 Kg e alcança uma velocidade máxima é de 84 Km/h, a opção rígida tem um PBT de 29 toneladas e chega a 80 Km/h. O primeiro conta ainda com uma transmissão automatizada de 4 velocidades e o segundo de 6 marchas.

Equipados com motores elétricos que entregam uma potência máxima de 360kW (482cv) e torque máximo de 2.000Nm, os novos caminhões contam com seis packs de bateria de ferro fostato de lítio de 282 kVA, capazes de proporcionar uma autonomia de 150 km. O conjunto de baterias está instalado em uma caixa vertical atrás da cabine e não no chassi, como a maioria dos veículos elétricos.

O tempo de carregamento das baterias é de cerca de 1 hora. Mas, pelo fato de serem removíveis (Sistema “swammpig”), os packs podem ser trocados em menos de 6 minutos por um sistema reserva. Segundo o fabricante, a opção se justifica a partir de uma frota de 25 caminhões, já que o custo de aquisição de um conjunto de 6 packs gira em torno de 50% do preço do veículo.

Itens de segurança

No quesito segurança, os novos caminhões incorporam inúmeros sistemas ativos, como o alerta de colisão frontal, LDWS (Lane Departure Warning System), ou sistema de aviso de saída de faixa, AEBS (Advanced Emergency Braking System), espécie de sistema semiautomático que auxilia o sistema de frenagem em emergências e ESC (Electronic Stability Control), controle de estabilidade eletrônica capaz de controlar e distribuir a pressão nas diferentes rodas do veículo.

O preço de lançamento para a versão E7-29T é de R$ 1,3 milhão, financiado pelo Banco XCMG com taxas de 0,99 a.m. (em 36 meses) ou 1,25% a.m. para parcelamento em 60 vezes, via CDC. Acrescente a esse custo o gasto adicional de R$ 300 mil para instalação do posto de recarga.

“Apesar do preço mais elevado, em comparação às versões a diesel, a XCMG aposta no sucesso do produto, já que a adoção de veículos elétricos vai de encontro às diretrizes das empresas comprometidas com o meio ambiente. Além da emissão zero de poluentes e os baixos níveis de ruídos, os caminhões elétricos apresentam melhor disponibilidade física, baixa manutenção e zero vibrações”, explica Ricardo Sendas, gerente de Veículos Elétricos da empresa

Para garantir a pronta entrega do veículo, a XCMG importou um lote de 200 unidades da versão cavalo mecânico, tanto para comercialização como para demonstração junto aos clientes. No início, a assistência técnica do produto será oferecida pela própria fábrica, como já acontece com os caminhões fora-de-estrada fornecidos para a Vale. “Futuramente, depois de devidamente treinada, poderemos contar com o apoio da rede XCMG, que hoje conta com 45 concessionárias em todo o país”, revela Ricardo Sendas.

Fonte: Frota&cia – https://frotacia.com.br/xcmg-aposta-nos-eletricos-para-ganhar-espaco-no-mercado-brasileiro/