ANTT participa do primeiro CONET&Intersindical de 2022

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participou ontem (22/2), do primeiro Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado (CONET&Intersindical) de 2022. O encontro semestral é organizado pela Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística).

Segundo o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, o objetivo é discutir questões mercadológicas para que as empresas transportadoras tenham subsídios a serem apresentados aos seus clientes e fornecedores.

Também participou do evento o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Wander Costa, que destacou importantes conquistas do setor em 2021, como a desoneração da folha da área de cargas e logística por mais dois anos, a regulamentação dos veículos com quatro eixos e o avanço do biodiesel e do sistema freeflow, com implementação prevista na concessionária RJ-SP.

O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, ressaltou que o governo vem buscando reequilibrar a matriz logística do país, investindo em ferrovias e cabotagem, mas lembrou que o transporte rodoviário de cargas terá sempre uma enorme relevância e participação no escoamento de nossas riquezas.

“Cabe lembrar que os modos de transporte que temos competência se complementam e desenvolvem a economia do país em conjunto. A diretoria da ANTT está de mão estendida e portas abertas para ampliar a interação com todos os setores”, afirmou Vitale.

Já o diretor Guilherme Theo Sampaio, que promoveu a primeira palestra, destacou que a agência já promoveu vários encontros com entidades e representantes ao longo dos últimos seis meses e tem se dedicado na busca para aprimorar os marcos regulatórios e procedimentos de fiscalização, apostando na regulação responsiva.

Fonte: ANTT – https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/antt-participa-do-primeiro-conet-intersindical-de-2022