Uubatan Helou e Tarcísio Gonzalez, fundadores da Braspress e da Transpess, agora dão nome às unidades do SEST SENAT de Uberlândia e Contagem

Nesta semana, duas Unidades do SEST SENAT de Minas Gerais receberam novos nomes. Agora, a Unidade de Contagem se chama Tarsício Gonzalez Fernandez e a de Uberlândia, Urubatan Helou. Os dois empresários tiveram fundamental importância para o desenvolvimento e o fortalecimento do setor do transporte no Brasil e, por isso, foram homenageados em solenidades em ambas as Unidades.

Em Contagem, o evento ocorreu no dia 6 de outubro, e contou com a participação de Alfonso Gonzalez, filho e representante do homenageado, falecido em 2016. Alfonso recebeu das mãos do presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, e do presidente do Conselho Regional de Minas Gerais e da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetram), Rubens Lessa, uma placa de reconhecimento aos trabalhos realizados por seu pai. Já em Uberlândia, em comemoração realizada no dia 7 de outubro, o homenageado, Urubatan Helou, também recebeu uma placa em homenagem à sua dedicação ao desenvolvimento do transporte das mãos do ex-presidente do Sistema CNT, Clésio Andrade.

O diretor financeiro da NTC&Logística, Marcelo Rodrigues participou do evento, representando o presidente da entidade, Francisco Pelucio que por compromissos pessoais não pode estar presente na cerimônia.

Conheça os homenageados

Tarsício Gonzalez nasceu na Espanha e chegou ao Brasil na década de 1950. Começou a trabalhar na região de Juiz de Fora (MG), como carregador e descarregador de caminhão. Em Belo Horizonte, depois de conhecer Juscelino Kubitschek, recebeu a proposta de levar máquinas pesadas da capital mineira para Brasília, durante a construção da nova capital do país. Em 1966, fundou a Transpes, começando a operar com apenas dois caminhões. A empresa, ativa até os dias de hoje, está sob o comando de seus filhos.

Urubatan Helou é acionista das empresas do grupo H&P Empreendimentos e Participações e vice-presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (Fetcesp), além de diretor da CNT. Ele também já presidiu a NTC&Logística.