Transportes lança consulta para definir obras

O Ministério dos Transportes, chefiado por Renan Filho (MDB), lançou uma “consulta popular” para receber sugestões de ações prioritárias para desenvolver os segmentos ferroviário e rodoviário no país. De acordo com a pasta, as contribuições serão consideradas na definição do plano de ação dos primeiros cem dias de governo federal.

O plano para os cem primeiros dias de governo incluirá, conforme sinalização do ministro dos Transportes, a retomada de obras paradas por falta de recursos. As ações devem ser apresentadas ao público “na próxima quinzena”.

Na consulta popular, feita por meio eletrônico, as sugestões serão colhidas a partir do formulário elaborado com base na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP). Os participantes vão compartilhar e-mail, a unidade da federação, o ramo de atuação e de quais modais de transportes é usuário.

“Após o preenchimento inicial, será possível propor ações para ampliar a competitividade da infraestrutura e da logística de transportes de cargas e pessoas; promover a segurança do trânsito; melhorar a qualidade da infraestrutura e serviços de transportes; e outros pontos relacionados à redução da burocracia, sustentabilidade, governança e acesso à informação”, informou o Ministério dos Transportes, por meio de nota.

Por meio da plataforma de consulta, o participante da pesquisa poderá dar notas para a performance dos transportes rodoviário e ferroviário (a avaliação vai de zero a cinco, variando entre péssimo e ótimo).

De acordo com o ministério, os eixos temáticos a serem avaliados incluem a integridade dos órgãos do setor, eficiência logística, contribuição para o desenvolvimento do país, satisfação com os serviços, competitividade, segurança jurídica, transporte de passageiros, integração com outros modais de transporte, dentre outros.

Fonte: Valor – https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/01/11/transportes-lanca-consulta-para-definir-obras.ghtml