Transporte se destaca como importante setor para a recuperação econômica do país

• Post category:Economia

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) lança, neste mês de março, a publicação do Radar CNT do Transporte – Caged. Trata-se de um balanço realizado pela Confederação da situação do emprego no setor de 2021, comparado a 2020. A análise de dados traz também a evolução do volume de serviços e o reflexo do desempenho das atividades econômicas no mesmo período.

No acumulado de janeiro a dezembro do ano passado, foram gerados um total de 79.796 empregos no transporte, contra -60.747 postos de trabalho perdidos em 2020 – considerando, na comparação, o número de admissões, desligamentos e saldo do emprego no transporte.

O volume de serviços de transporte apresentou recuperação na comparação com 2020, conforme demonstra a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE (PMS). Na variação acumulada em 2021, o transporte cresceu 15,1%, percentual acima dos 10,9% dos serviços em geral.

Sendo assim, como o transporte representa um serviço-chave para o país, a continuidade do seu desempenho pode contribuir para a recuperação da economia. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) mostra que, após uma recuperação gradual dos impactos da COVID-19, o nível de crescimento da atividade econômica tem sido tímido.

Os resultados mostram a importância do transporte no desenvolvimento econômico do país. O setor pode fazer a diferença, graças ao seu papel essencial na movimentação de pessoas, produtos e cargas. Nesse sentido, o Radar CNT do Transporte – Caged funciona como um termômetro do panorama e da situação de ocupações no setor.

Acesse o Radar CNT do Transporte

Fonte: CNT – https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/transporte-se-destaca-como-importante-setor-para-a-recuperacao-economica-do-pais