Tadano lança primeiro guindaste da nova família AC

O lançamento do Tadano® AC 2.040-1 no mercado é uma novidade mundial. Primeiro porque é o primeiro guindaste todo-terreno desenvolvido conjuntamente pelas fábricas de Lauf e Zweibrücken da Tadano na Alemanha. O AC 2.040-1 também é o primeiro membro da futura família Tadano AC. Além disso, o lançamento sinaliza a conclusão da anunciada fusão da marca – todos os guindastes do Grupo Tadano serão vendidos exclusivamente sob a marca Tadano.

AC 2.040-1-fabrica

“O novo AC 2.040-1 é o primeiro guindaste a combinar o melhor de nossos dois mundos, reunindo o know-how de Zweibrücken e o de Lauf”, aponta com orgulho o vice-presidente da linha de produtos de guindastes todo-terreno, Dr. Frank Schröder. Isso também significa que o AC 2.040-1 está abrindo uma trilha que todos os guindastes Tadano seguirão no futuro, pois é o primeiro integrante da nova família Tadano AC. E todos os modelos futuros compartilharão o mesmo DNA do AC 2.040-1, com padronização do sistema de controle de guindastes, cabine e tecnologias.

O AC 2.040-1 abre uma nova fase de  inovação do Grupo, que introduzirá 15 novos modelos de guindastes no mercado nos próximos anos sob a marca Tadano. “O slogan da nossa estratégia de marca única é: Sua Paixão. Nosso DNA. Para nós, guindastes são mais do que apenas um produto que vendemos. Também queremos transmitir um senso exclusivo de propósito e dedicação”, diz o CEO Jens Ennen.

O primeiro passo da nova família Tadano AC

Para o AC 2.040-1, os engenheiros da Tadano em Lauf e Zweibrücken combinaram o melhor dos dois mundos. Como todos os modelos futuros, ele apresenta o inovador sistema de controle IC 1 Plus, com detecção automática de contrapeso, um radar de capacidade e um visor de área de trabalho. O sistema determina a capacidade de içamento do guindaste para cada posição da lança em função do ângulo de giro da superestrutura.

Isso permite que o AC 2.040-1 sempre faça uso da máxima capacidade de içamento disponível com qualquer configuração de estabilizador, inclusive em assimetria. Esta vantagem é literalmente maximizada quando combinada com o sistema Flex Base, o que torna possível estender os estabilizadores até qualquer ponto dentro do seu alcance.

Além disso, o guindaste apresenta o sistema exclusivo de câmera Tadano Surround View, que mostra o comprimento máximo possível de extensão para os estabilizadores e o raio de giro de traseira do contrapeso. Como resultado, o sistema Tadano Surround View facilita significativamente o posicionamento otimizado do guindaste nos canteiros de obras. Além disso, o sistema fornece assistência no caminho até o canteiro de obras, facilitando a observação de pedestres e ciclistas em curvas.

O guindaste também vem com a solução telemática remota IC 1, para um gerenciamento eficiente do guindaste e da frota, além de exibir a localização do AC 2.040-1 e todas as suas informações operacionais no monitor. Esse sistema ajuda na programação de projetos e na manutenção de rotinas, garantindo que o guindaste tenha a maior disponibilidade possível para a execução de tarefas. Além disso, ele pode ser usado para leitura de códigos de erro, de modo que os colaboradores de serviço possam ler os dados correspondentes “remotamente” e executar análises de falhas para diagnosticar e corrigir problemas de forma rápida.

Vencedor do prêmio ESTA, o E-Pack com motor elétrico de 32 kW também está disponível opcionalmente e permite que o AC 2.040-1 funcione silenciosamente e com zero emissões em ambientes internos e durante a noite em áreas residenciais, por exemplo. O guindaste de dois eixos é o terceiro Tadano AC compatível com o E-Pack. Os outros dois são o AC 3.045-1 City e o AC 4.080-1. Finalmente, como todos os futuros guindastes Tadano, ele vem com a cabine particularmente ergonômica anteriormente utilizada apenas nos guindastes todo-terreno produzidos em Zweibrücken.

AC 2.040-1-patio

Um guindaste compacto manobrável

O AC 2.040-1 oferece uma gama completa de vantagens específicas. Como um guindaste de dois eixos, é extraordinariamente compacto e perfeito para uso em canteiros de obras restritos. O guindaste deve sua excepcional manobrabilidade em espaços apertados a uma série de fatores, como o eixo traseiro dirigível com programas automáticos para raios extremamente apertados e a direção caranguejo.

Além disso, o design compacto com peso otimizado também melhora a capacidade técnica do novo Tadano, proporcionando excelentes capacidades de guindaste táxi: pode transportar até 1,1 tonelada de contrapeso, permanecendo sob um limite de carga por eixo de doze toneladas. Além disso, o AC 2.040-1 não precisará de nenhuma licença extra, graças à sua classificação EU Stage V, o que significa que ele atende às normas mais recentes referentes a emissões.

O motor Cummins de última geração é outro grande destaque: o motor diesel de 310 hp (231 kW) oferece enormes reservas de potência que proporcionam baixo consumo de combustível e longa vida útil do sistema de tração.

A equipe da Tadano também está extremamente orgulhosa do veículo do guindaste AC 2.040-1. Todos os detalhes técnicos nele incorporam a construção rígida e a alta confiabilidade pela qual a Lauf e seus veículos sempre foram conhecidos. Isso também se reflete na decisão da empresa de dividir as responsabilidades de produção entre os dois locais no futuro, com as superestruturas em Zweibrücken e os veículos em Lauf.

“Essa divisão nos permitirá aproveitar ao máximo o incomparável know-how de desenvolvimento e fabricação de veículos em Lauf”, destaca Schröder. Mais especificamente, o AC 2.040-1 oferece excelente capacidade de rampa e aceleração, bem como uma movimentação silenciosa, particularmente em comparação com guindastes maiores – um aspecto que está se tornando cada vez mais importante, tendo como pano de fundo limites de ruídos mais rígidos em ambientes urbanos, por exemplo.

O AC 2.040-1 também conta com uma caixa de armazenagem traseira, que foi desenvolvida a partir do bem-sucedido Tadano ATF 40G. A caixa continua disponível com ou sem um suporte de madeira e é removível. “Esta solução é extremamente popular entre nossos clientes, e esperamos que seja um acessório em todos os futuros desenvolvimentos da família AC”, anuncia Schröder.

Potência sobre 2 eixos em posições íngremes

Em termos de desempenho de elevação, o Tadano AC 2.040-1 atinge um novo patamar, especialmente quando se trata de posições íngremes da lança. Com a lança totalmente estendida a 35,2 metros em um raio de 8 metros, é capaz de elevar cargas de até 7,6 toneladas – algo que nenhum outro guindaste da sua categoria é capaz de fazer! Além disso, a enorme potência da lança hidráulica permite lidar com elevações pesadas, envolvendo cargas de até 31,9 toneladas, sem a necessidade de roldanas adicionais.

“Isso permite que o AC 2.040-1 trabalhe em uma gama muito ampla de elevações sem realizar mudanças demoradas de configuração, tornando-o uma máquina rápida e versátil”, acrescenta Frank Schröder. Ele lembra que o guindaste também convence quando se trata de sua capacidade telescópica sob carga, com impressionantes capacidades de elevação. Além disso, a ponta de montagem garante um trabalho rápido e eficiente nos canteiros de obras e pode ser transportada diretamente no guindaste à esquerda da lança principal. Finalmente, se o comprimento máximo da lança principal (35,2 metros) não for suficiente, o alcance do guindaste pode ser estendido com uma extensão de 9 metros de comprimento com inclinação de até 40°.

Fonte: Crane Brasil – https://cranebrasil.com.br/tadano-lanca-primeiro-guindaste-da-nova-familia-ac/