Super rodotrem poderá obter AET em São Paulo

A utilização de super rodotrens, com 11 eixos e 91 toneladas de peso bruto total combinado foi regulamentada em São Paulo. A portaria que regulariza esse tipo de transporte foi publicada no final de outubro, pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A partir de agora, o órgão emitirá as autorizações especiais de trânsito (AET) para o transporte de cana-de-açúcar nessas composições veiculares.

A utilização do super rodotrem otimiza o transporte de cana de açúcar no estado de São Paulo, dando mais competitividade ao setor. Apesar da autorização, a utilização é condicionada a uma série de regras.

“Notícia muito importante para o setor sucroenergético do Estado de São Paulo. Uma determinação do governador Tarcísio de Freitas que o corpo técnico do DER atendeu com excelência. Vai gerar emprego, diminuir custo, aumentar a eficiência e aquecer a economia do estado”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

A portaria atende a uma regulamentação federal, tratada em Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Para colocar em prática a medida, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento vai promover uma capacitação para usinas e produtores, em parceria com o DER e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).

Esse tipo de carreta só poderá rodar em trajetos pré-definidos, seguindo uma série de exigências feitas pelo Contran. É o caso da distância máxima do trajeto por vias públicas, de 80 quilômetros, horários restritos para rodagem, proibição de ultrapassagens, e engate exclusivo em cavalos-mecânicos 6×4, com capacidade máxima de tração igual ou superior às 91 toneladas. A velocidade máxima é limitada a 60 km/h.

Outra exigência do Contran é que esses veículos não poderão rodar em comboio, deixando uma distância mínima de 300 metros entre cada composição, garantindo que outros motoristas possam fazer ultrapassagens com maior segurança.

Além disso, as empresas interessadas no uso do Super Rodotrem são obrigadas a realizarem um Estudo Técnico que comprove a compatibilidade das CVC nas vias que pretende circular, laudo técnico dos implementos, certificado de avaliação de conformidade emitido pelo Inmetro, além de um estudo detalhado de viabilidade de tráfego no percurso proposto, com análise de geometria da via, análise de capacidade e nível, estudo de tráfego para possível instalação de terceira faixa em aclives, sinalização horizontal e vertical, análise da capacidade de suporte da rodovia ao conjunto, análise de pontes e viadutos, e apresentação de medidas para sanar qualquer problema encontrado no trecho.

Font: Blog do Caminhoneiro – https://blogdocaminhoneiro.com/2023/11/super-rodotrem-podera-obter-aet-em-sao-paulo/#google_vignette