Sistema Transporte mostra sua força de atuação em prol de um trânsito mais seguro

“A busca por um trânsito mais seguro e humanizado não é uma missão apenas do Governo Federal e de segmentos específicos da sociedade. É de todos os cidadãos brasileiros”.

A frase acima é do diretor adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, e encontrou eco junto aos participantes da cerimônia de abertura do Seminário Internacional de Segurança no Trânsito, que aconteceu nessa quarta-feira (25), em Brasília.

No evento híbrido, promovido pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), Vinicius Ladeira disse acreditar que, “apenas com união de forças, será possível realizar o propósito maior desse movimento, que é salvar vidas”. Nesse sentido, a CNT (Confederação Nacional do Transporte), o SEST SENAT e o ITL (Instituto de Transporte e Logística) têm desempenhado o seu papel.

Em seu discurso, o diretor adjunto lembrou que as entidades que compõem o Sistema Transporte executam e apoiam, de forma recorrente, ações direcionadas a melhorar o trânsito brasileiro. É o caso das mobilizações nacionais do SEST SENAT, que inseriu, em seu calendário anual, campanhas de conscientização nos períodos em que acontecem o Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito, por exemplo.

“Esses são momentos importantes, em que os nossos profissionais visitam empresas de transporte, terminais de cargas e de passageiros, pontos de parada e postos de combustíveis, levando orientação e sensibilizando os diferentes públicos sobre o papel de cada um para a construção de um trânsito mais seguro”, explicou o diretor do SEST SENAT. Para tangibilizar a atuação da entidade em todo o Brasil, ele apresentou números:

“As campanhas de 2022 foram recordistas, no que tange às ações por mais segurança no trânsito: foram mais de 386 mil ações de sensibilização. Em 2023, tivemos outro recorde, com 548 mil sensibilizações”.

Vinicius Ladeira explicou que “todas as unidades vão para a rua para levarem mensagens de segurança para o caminhoneiro, para o motorista de ônibus e para todos os que estão envolvidos neste amplo e complexo sistema de trânsito”.

Quanto à atuação da CNT, citou diversos estudos, pesquisas e análises realizados pela entidade que podem, até mesmo, auxiliar o Poder Público na formulação de políticas públicas que aprimorem a infraestrutura rodoviária e o ambiente regulatório, a fim de promover mais segurança no trânsito brasileiro. É o caso da Pesquisa CNT de Rodovias, dos Painéis CNT de Acidentes Rodoviários e dos Pontos Críticos nas Rodovias Brasileiras.

No caso do ITL, ele citou os cursos de qualificação profissional 100% gratuitos, com foco na alta gestão corporativa. São iniciativas que promovem a geração de conhecimento e as discussões acerca do futuro do transporte.

Para o diretor adjunto do SEST SENAT, todo esse trabalho do Sistema Transporte reflete o seu compromisso com a vida. Contudo, e para finalizar, ele deixou uma reflexão importante para o público que assistiu ao evento online e presencialmente:

“É fundamental que toda a sociedade brasileira encare a temática de segurança no trânsito como algo que extrapola datas e eventos. É necessário termos em mente a importância do senso de coletividade e de que somente teremos um trânsito mais humanizado a partir da mudança de comportamentos”.

Sobre o Seminário
Promovido pela Senatran, órgão subordinado ao Ministério dos Transportes, o Seminário Internacional de Trânsito acontece, de 25 a 27 de outubro, no auditório do DNIT, em Brasília.

Com workshops, painéis e debates em prol de um trânsito mais seguro, o evento promete uma intensa participação da sociedade civil organizada, de associações, de empresas, de entidades sem fins lucrativos e de representantes de estados e municípios.

→ Para acompanhar o primeiro dia do evento, clique aqui.

→ Para conhecer a programação completa, clique aqui.

Fonte: CNT – https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/sistema-transporte-mostra-sua-forca-de-atuacao-em-prol-de-um-transito-mais-seguro