Sistema Transporte é homenageado na cerimônia Destaques Maio Amarelo

O Sistema Transporte foi homenageado na cerimônia Destaques Maio Amarelo 2023 – No trânsito, escolha a vida, na noite dessa terça-feira (27), no auditório da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na capital paulista, organizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. O evento reconheceu ações de sucesso relacionadas à campanha e contou com a presença de representantes do movimento em vários estados, além de entidades, empresas, parceiros e autoridades. Apoiadores centrais da campanha pelo terceiro ano consecutivo, a CNT e o SEST SENAT estavam entre as instituições reconhecidas no evento.

A cerimônia contou com a presença de 500 pessoas para celebrar a segurança no trânsito e condecorou as 30 ações que mais disseminaram os conceitos e as práticas propostas pelo mote da campanha deste ano. Excepcionalmente, foram escolhidas duas personalidades na categoria “Cidadão Laço Amarelo”, para as ações realizadas durante o mês de maio de 2023.

O SEST SENAT realizou, mais uma vez, uma grande mobilização nacional com o tema Maio Amarelo, que movimentou as 162 unidades operacionais em todo o país e realizou quase 550 mil atendimentos — um recorde entre as ações da instituição. Saiba mais sobre a mobilização aqui.

O diretor-adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, representou o Sistema Transporte no evento e recebeu das mãos do presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães, uma placa de homenagem.

“É uma satisfação imensa estar aqui, celebrando os 10 anos do movimento e comemorando o encerramento dessa campanha vitoriosa, que foi o Maio Amarelo de 2023. É um movimento tão importante e tão aderente com o propósito do SEST SENAT de salvar vidas e fazer um trânsito mais seguro que nós somos, pelo terceiro ano consecutivo, o principal apoiador e não temos planos de parar, pois são agendas muito próximas. Todas as ações do Sistema Transporte, de maneira direta ou indireta, têm o objetivo de fazer um trânsito mais seguro”, destacou Vinicius Ladeira.

Em 2023, o foco da conscientização são as escolhas que cada pessoa pode fazer para tornar o trânsito mais humanizado e seguro. Por isso, o slogan da campanha é “No trânsito, escolho a vida”. Afinal, se o propósito das leis de trânsito é proteger pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, quando nós escolhemos respeitar essas regras, escolhemos a vida.

O Maio Amarelo é um movimento mundial que teve início em 2011, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito. A campanha usa a cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza a atenção necessária para a causa.

Atuação nacional permanente
Além da mobilização nacional, o SEST SENAT mantém atendimentos permanentes de atenção à saúde dos motoristas profissionais e oferece cursos de capacitação para garantir mais segurança no trânsito.

Nas 162 unidades, são oferecidos atendimentos de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia — os três últimos, nas modalidades presencial e online. Também são ofertados treinamentos com foco na direção segura que aliam a teoria à prática.

Fonte: CNT – https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/sistema-transporte–homenageado-na-cerimnia-destaques-maio-amarelo