SEST SENAT ganha reforço na formação de motoristas

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (24), o SEST SENAT recebeu da Scania Latin America, a título de doação, um caminhão Scania R450 A6x4, ano 2017/2018. O evento ocorreu na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP).

O veículo será utilizado na formação de condutores do projeto Escola de Motoristas Profissionais e para treinamentos específicos junto às empresas de transporte do Oeste Paulista. Havendo disponibilidade, será usado também por outras unidades operacionais do SEST SENAT na região.

A iniciativa da montadora vai propiciar um incremento na preparação e capacitação de mão de obra para empresas do setor, sobretudo os profissionais que transportam cana-de-açúcar, principal cultura local. “É a nossa contribuição para o fomento da educação de profissionais fundamentais para o desenvolvimento do Brasil”, destacou durante a entrega do veículo, o presidente e CEO da Scania Latin America, Christopher Podgorski.

Para o diretor-adjunto do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, foi gratificante estreitar o relacionamento da instituição com a Scania e conhecer as suas principais lideranças. “Somos os responsáveis pela qualificação dos profissionais que utilizam os produtos da montadora e, por isso, precisamos desses equipamentos para treinar a mão de obra de uma forma adequada”, pontua o diretor, enfatizando que com a doação desse veículo Scania de última geração a frota de caminhões da entidade ganha um reforço que possibilitará um aumento do número de atendimentos.

De acordo com supervisor do Conselho Regional de São Paulo do SEST SENAT, Luís Rafael Cardieri Marchesi, há uma deficiência de motoristas profissionais no mercado, tendo em vista que os Centros de Formação de Condutores se limitam apenas a formar e não a treinar os motoristas, ocasionando assim uma dificuldade para as empresas de transportes recrutarem condutores preparados.

“Nós, do SEST SENAT no estado de São Paulo e no Brasil, temos a Escola de Motoristas Profissionais onde são realizados treinamentos práticos em ônibus e caminhões, que aperfeiçoam e capacitam os condutores. Daí a importância de termos esses veículos, juntamente com os simuladores de direção já disponíveis em nossas Unidades, para formar profissionais aptos a atender o setor transportador”, explica Rafael.

O presidente da FETCESP (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo) e vice-presidente do Conselho Regional de São Paulo do SEST SENAT, Carlos Panzan, ressalta que a doação desse caminhão Scania é muito importante para o setor transportador, que vem sofrendo com a escassez de mão de obra, principalmente de motoristas. “Precisamos qualificar da melhor forma possível os profissionais do volante e, nesse sentido, esse veículo será de grande valia”.

O gestor da Unidade Operacional de Assis, Erik Cabrini Abrão, também salienta que a iniciativa da Scania vai possibilitar o desenvolvimento de treinamento e formação de motoristas para o setor canavieiro, que tem uma grande carência na contratação de motoristas. “Além disso, estamos prospectando um aumento de 50% do volume de atendimento da Escola de Motoristas”.

Durante o evento de entrega do caminhão Scania, os convidados puderam conhecer um pouco da história da montadora e do próprio veículo, além de visitarem as modernas e impecáveis instalações da fábrica, de ondem saem diariamente centenas de ônibus e caminhões dotados de alta tecnologia.

Sobre a Escola de Motoristas Profissionais
O projeto Escola de Motoristas Profissionais do SEST SENAT tem como objetivo promover a capacitação e a atualização de condutores habilitados nas categorias D ou E. A inciativa visa aumentar a empregabilidade, a qualidade dos serviços prestados à sociedade e a segurança no trânsito. As aulas são teóricas e práticas, realizadas em simuladores, caminhão ou ônibus, e executadas por meio de manobras e circuitos de condução nas condições reais encontradas nas rodovias.

Os cursos, gratuitos e alinhados às exigências do mercado de trabalho, são destinados aos motoristas do setor de cargas e de passageiros, maiores de 21 anos, com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D, para motoristas do setor de passageiros; e na categoria E, para cargas. Além disso, os candidatos devem residir na área de abrangência da circunscrição regional de trânsito correspondente à Unidade Operacional do SEST SENAT na qual deseja se inscrever.

Fonte: CNT – https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/sest-senat-ganha-refoco-na-formacao-de-motoristas