Serviços devem fechar 2022 no positivo, puxados por TI e transporte de cargas, diz IBGE

  • Post category:Economia

Com um crescimento de 8,7% no resultado acumulado até novembro, o setor de serviços “certamente” vai fechar o ano em alta em 2022. A afirmação foi feita pelo o analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Luiz Carlos de Almeida Junior, que comentou nesta quinta-feira (12) o resultado da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) referente a novembro.

O crescimento é puxado principalmente, segundo ele, pelos segmentos de tecnologia da informação e de transportes de cargas. No resultado até novembro, a expansão dessas atividades em 2022 foi de 17,9% e 15,2%, respectivamente, ritmo muito superior ao da média dos serviços.

“Em 2022, até novembro, o setor de serviços tem crescimento de 8,7%. Certamente vai fechar no campo positivo. Os motores disso, que foram os grandes responsáveis pelo crescimento pós-pandemia, são os setores de tecnologia da informação e os transportes, mais especificamente o transporte de cargas. Apesar dessa perda de fôlego nos últimos dois meses, são os setores mais dinâmicos e que têm puxado o setor de serviços até então”, disse Almeida Junior.

O crescimento dos serviços em 2022 se segue a uma expansão de 10,9% em 2021, já num movimento de recuperação após o primeiro ano da pandemia, quando houve queda de 7,8% da atividade. Naquele momento mais intenso de isolamento social, os serviços foram o setor mais afetado pela pandemia.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Fonte: Valor – https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/01/12/servicos-devem-fechar-2022-no-positivo-puxados-por-ti-e-transporte-de-cargas-diz-ibge.ghtml