Senatran intensifica adesão estadual ao Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave)

A partir de segunda-feira (31), o Departamento de Trânsito (Detran) do Paraná passa a integrar o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave). Trata-se de ferramenta digital criada pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e desenvolvida pelo Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal.
O objetivo é desburocratizar o serviço de transferência de propriedade de veículo. O estado é o nono a aderir ao instrumento, que já conta com adesões do Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo, Sergipe e Pernambuco.

Por que isso é importante?
O Renave traz segurança, confiabilidade, agilidade e simplicidade na transferência de propriedade de veículo, sem burocracia.

O sistema torna desnecessário o uso de procurações e reconhecimentos de firmas, além de contar com integração automática com a Receita Federal e com o Detran.

Como funciona o Renave?
Após a adesão do Detran de sua cidade ao Renave, a concessionária ou revendedora deve realizar o cadastro no Sistema Credencia, que autoriza automaticamente as empresas para utilização dos serviços eletrônicos da Senatran.

Quando for efetuada uma venda, a concessionária ou revendedora só precisa fazer o registro on-line para comunicar automaticamente a transferência da propriedade do veículo aos órgãos competentes e validar a nota fiscal eletrônica (NF-e) na base da Receita Federal.

Fonte: Blog do Caminhoneiro – https://blogdocaminhoneiro.com/2023/07/senatran-intensifica-adesao-estadual-ao-registro-nacional-de-veiculos-em-estoque-renave/