No momento você está vendo Seminário enfatiza necessidade de redução de mortes no trânsito com participação de autoridades internacionais

Seminário enfatiza necessidade de redução de mortes no trânsito com participação de autoridades internacionais

  • Post category:Sem categoria

Legenda: Luciano Lourenço da Silva, diretor da ANTT, Cinthia Ambra, diretora do SINDIPESA, Adrualdo de Lima Catão, secretário nacional de trânsito, Vinícius Ladeira, diretor do SEST/SENAT

Aberto nesta quarta-feira (25), o Seminário Internacional de Segurança no Trânsito vai enfatizar a necessidade de reduzir mortes no trânsito e consolidar as ações previstas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões (Pnatrans). Organizado pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o evento terá a participação de diversos especialistas, profissionais e convidados internacionais. Cinthia Ambra, diretora execuiva do SINDIPESA, está participando e representando a entidade no evento.

Ao longo de três dias, os participantes contarão com palestras, mesas redondas e workshops num espaço aberto ao debate e à troca de experiências sobre os avanços, desafios e melhores práticas na área. “A Senatran tem um papel muito importante em trazer transparência às ações e aos números, especialmente no que diz respeito à redução de mortes no trânsito no Brasil. Por isso estamos promovendo a revisão do Pnatrans, para trabalharmos com metas proporcionais e cobrar de modo mais eficiente os resultados dos gestores”, disse o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

Jogar luz sobre os dados e apontar, por exemplo, municípios com maior incidente de sinistros com vítimas fatais terá como efeito provocar os gestores a cumprirem o acordado no Pnatrans e, consequentemente, reduzir o número de mortes nas pistas. “No nosso entendimento, o Pnatrans traz uma receita muito bem-feita, com um conteúdo que precisa ser preservado, mas que pode contar com acréscimos e é isso o que estamos fazendo hoje, com este seminário, que serve para trocarmos experiências e vermos o que tem dado certo em outros lugares do mundo”, acrescentou.

Programação

Entre os destaques do seminário, estão a palestra de abertura de Etienne Krug, diretor do Departamento de Determinantes Sociais da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030 e a entrevista sobre segurança para motociclistas com o chefe global de Segurança e Mobilidade da OMS, Nhan Tran, que deve fechar o painel 3: Infraestrutura e Usuários Vulneráveis, programada para a tarde de quinta-feira.

O evento também terá participações importantes da secretária distrital de Mobilidade da Prefeitura de Bogotá, na Colômbia, Deyanira Ávila Moreno, do representante local do Equador pela Global Design Cities Initiative, Fernando de la Torre, e da consultora internacional em matéria de segurança rodoviária, Hilda Maria Gomez, de Bogotá, Colômbia.

Quinta-feira (26)

9h às 12h – Painel 2: Acessibilidade e inclusão
9h às 12h30 – Workshop Trânsito Seguro: Sinalização e Segurança Viária
12h – Intervalo para almoço
14h às 17h30 – Painel 3: Infraestrutura e usuários vulneráveis
15h às 17h45 – Workshops Trânsito Seguro: Sinalização e Segurança Viária; e Comunicação Estratégica em Segurança Viária para Salvar Vidas
17h30 Network Coffee

Sexta-feira (27)

9h às 11h25 – Painel 4: Educação e Mobilização Social
10h às 12h – Workshops O controle da velocidade como ator de redução da sinistralidade na via; e Ruas completas
11h35 às 12h30 – Mesa de encerramento

Fonte: Ministério dos Transportes