Santa Catarina adere ao plano para reduzir à metade as mortes no trânsito em 10 anos

O estado de Santa Catarina é a oitava unidade da Federação a firmar o compromisso de adesão ao Plano Nacional pela Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), nesta segunda-feira (24). Elaborada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, a iniciativa traz 160 ações prioritárias que estimulem a redução pela metade do número de mortes e lesões até 2028.

Assinaram o documento o secretário nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, a presidente do Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC), Sandra Mara Pereira, e representantes de órgãos de trânsito em evento realizado em Florianópolis (SC). A iniciativa sela o compromisso dos gestores em empenharem-se para a execução de ações que visem mais segurança no trânsito.

“Esse trabalho tem que ser em conjunto. E quando lançamos esse desafio para Santa Catarina é para atuar de formar coordenada e tomar o Pnatrans como uma bússola, como um norte, um guia para implementarmos as 160 ações ali propostas e assim juntos, salvarmos vidas”, avaliou Carneiro. No Brasil, o plano tem potencial de preservar 86 mil vidas em 10 anos.

Adesão

Para alcançar esse objetivo, o plano vai atuar em seis pilares: Gestão de Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Atendimento às vítimas; e a Nomartização e Fiscalização. “O estado de Santa Catarina está totalmente envolvido no Pnatrans. Nós estamos comprometidos e engajados em levar a diante e reduzir os indicadores do nosso estado”, afirmou a presidente do Detran-SC.

Criado pela Lei 13.614/2018, o plano foi reforçado em setembro, quando foram incorporados conceitos de visão zero e sistemas seguros, abordagens que partem do princípio de que a responsabilidade por evitar mortes e feridos no trânsito é compartilhada entre quem utiliza, projeta, constrói e fiscaliza os veículos e as vias públicas. Além de Santa Catarina, aderiram ao Pntrans Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e São Paulo.

FONTE: Ministério da Infraestrutura – https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/noticias/2022/01/santa-catarina-adere-ao-plano-para-reduzir-a-metade-as-mortes-no-transito-em-10-anos