Rodovias federais de SP e RJ têm check-up de saúde para caminhoneiros

Após passar por Minas Gerais, o programa Saúde na Estrada, idealizado por uma emrpesa de combustível, chega ao interior do Rio de Janeiro e São Paulo. Até sexta-feira (24), as equipes visitarão Três Rios e Resende, no RJ, e Queluz, em São Paulo. As ações acontecem entre 8h e 17h.

De acordo com a empresa, o projeto oferece, gratuitamente, em postos de serviços em rodovias, diversos exames de saúde. Caminhoneiros e demais motoristas, além de moradores das comunidades próximas podem visitar as unidades e realizar um check-up básico (glicemia, pressão arterial e visão), além de receberem orientações de prevenção ao coronavírus. As consultas serão realizadas das 8h às 17h.

Segundo a organizadora, para uma análise completa da avaliação de peso corporal, o público poderá realizar os testes da balança de bioimpedância e o do IMC (Índice de Massa Corporal), que detecta dados como taxa metabólica, quantidade de água no corpo e massa livre de gordura, entre outros indicadores. O programa, adaptado ano passado para apoiar no combate à pandemia, oferece também testes rápidos de Covid-19 e distribui kits de higiene. As instalações têm capacidade de atendimento de mil pessoas por dia.

Nas ações, todas as precauções estão sendo seguidas conforme orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde). O cuidado com a saúde e a segurança dos participantes e da equipe de apoio tem sido redobrado, com o uso de aventais descartáveis de manga longa TNT 40, máscaras de proteção confeccionadas em policarbonato e acrílico cristal, com espessura de 0,5 mm e respirador facial PFF2 profissional, além dos equipamentos já normalmente empregados nas operações do Saúde na Estrada.

O programa social “Saúde na Estrada” existe há mais de dez anos e já atendeu a mais de 550 mil pessoas. Entre as atividades, há a distribuição de material informativo com dicas de saúde e de prevenção de doenças.

Ainda de acordo com os organizadores, os caminhoneiros têm acesso a conteúdo para conscientização sobre combate à violência sexual de crianças e adolescentes nas estradas. A empresa é signatária do Pacto na Mão Certa, que tem como objetivo promover campanhas para acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.

Serviço:

Programa “Saúde da Estrada”

Dia 22 (quarta-feira)
Posto Ipirangão de Três Rios Ltda.
Rodovia BR-040, km 16 – Três Rios (RJ)

Dia 23 (quinta-feira)
Posto Sol da Dutra Ltda.
Via Dutra (BR-116), km 304 – Resende (RJ)

Dia 24 (sexta-feira)
Posto Estrela da Dutra Ltda.
Via Dutra (BR-116), Km 6 – Queluz (SP)

FONTE: Estradas.com – https://estradas.com.br/rodovias-federais-de-sp-e-rj-tem-check-up-de-saude-para-caminhoneiros/

Fechar Menu