Reunião Ordinária de maio da NTC&Logística ressalta o momento vivido pelo transporte rodoviário de cargas

Lideranças de entidades patronais associadas à NTC&Logística participaram da reunião ordinária de maio. Os convidados conversaram sobre os últimos acontecimentos na política e economia nacional que afetam o setor e conversaram a respeito dos próximos eventos a serem desenvolvidos pelos empresários e presidentes dos sindicatos e federações do transporte rodoviário de cargas nas próximas semanas.

O presidente Pelucio realizou a fala de abertura comentando a respeito de como anda o seu tratamento contra a covid-19 e tranquilizou todos ao afirmar que estava se recuperando e melhorando em sua casa, seguindo os protocolos de saúde. Ele também aproveitou o momento para lembrar os participantes dos próximos eventos a serem organizados pela NTC&Logística: o XII Congresso Olhar Empresarial da COMJOVEM, no dia 31 de junho, e o XXI Seminário Brasileiro do TRC, em Brasília, no dia 1 de junho.

A reunião, que aconteceu de forma remota, contou com a participação do presidente da CNT, Vander Costa, o vice-presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, o ex-presidente, Urubatan Helou, o vice-presidente da CNT, Flávio Benatti é demais presidentes de entidades e federações de todo o Brasil.

O presidente Vander Costa foi o primeiro a se apresentar, comentando sobre a Medida Provisória 1.118, editada na última quarta-feira (18), que desfaz a isenção de PIS e COFINS concedida ao governo federal para a compra de diesel, biodiesel, gás de cozinha e querosene de aviação. De acordo com o presidente da CNT, a ação impactará em mais de 12% os custos das transportadoras e invariavelmente levará ao aumento do frete cobrado aos clientes, o que, por consequência, causará uma elevação nos preços dos alimentos, já bastante prejudicial no orçamento das famílias brasileiras.

Após a primeira colocação do presidente Vander, o agora ex-presidente da FETRANSPAR, o Coronel Sérgio Malucelli compareceu à conversa e introduziu a sua participação anunciando que, a partir dali, estará se ausentando da posição de presidente da entidade para se dedicar à campanha de Deputado Estadual no estado do Paraná. Assim como o ex-presidente da FETRANCESC, Ari Rabaiolli, o Coronel Malucelli, aproveitando o tema trazido pelo presidente Vander Costa, agradeceu à CNT e à NTC&Logística pelo trabalho realizado em prol do transporte rodoviário de cargas.

De acordo com Malucelli, a sua participação nas reuniões ordinárias da NTC&Logística, durante os anos em que esteve à frente da FETRANSPAR, o ajudaram a aprender muito sobre gestão e política e informou que retornará às reuniões em outubro. O presidente Pelucio e o presidente Vander Costa parabenizaram o Coronel Malucelli pelo serviço prestado ao TRC e desejaram boa sorte ao ex-presidente no seu projeto de alcançar o cargo público em um dos estados mais importantes da região Sul e do Brasil.

Logo após, foi a vez do vice-presidente Eduardo Rebuzzi falar sobre o tema que ele considerou importante de atenção para o setor neste mês: a votação, no dia 24, do PL 4.552/2020, que dispõe do parcelamento de dívidas trabalhistas em até 60 para reduzir os efeitos causados pela pandemia nos negócios nacionais. Na visão do vice-presidente Rebuzzi, garantir a efetivação dessa proposta não significa problemas para o mercado de trabalho, mas para preservar os empregos e as contratações realizadas pelo transporte de cargas durante o período crítico da crise de saúde na economia.

Participaram também o diretor jurídico da entidade, Marcos Aurélio Ribeiro, o diretor financeiro, Marcelo Rodrigues, a diretora executiva, Edmara Claudino, o assessor jurídico da Associação, o Dr. Narciso Figueirôa Junior, o assessor de segurança, o Coronel Paulo Roberto Souza, a assessora jurídica, Gildete Menezes. A COMJOVEM também marcou presença por meio da vice-coordenadora nacional da Comissão, Joyce Bessa, que trouxe luz ao Olhar Empresarial, em Brasília, e destacou a necessidade da COMJOVEM se posicionar sobre a MP 1.118, a qual, na visão da coordenadora, trará um enorme dano às transportadoras.

Por fim, o presidente Pelucio agradeceu a presença de todos que participaram da reunião, elogiou, mais uma vez, a excelente explicação do presidente da CNT, Vander Costa, na questão do fim da PIS e Cofins de compras no setor, e garantiu que está cuidando firme da sua saúde para estar junto deles nos próximos eventos da NTC&Logística em Brasília na próxima semana.

Para se inscrever nos eventos de Brasília, acesse o site da NTC&Logística: www.portalntc.org.br

Fonte: NTC – https://www.portalntc.org.br/reuniao-ordinario-de-maio-da-ntclogistica-ressalta-o-momento-vivido-pelo-transporte-rodoviario-de-cargas/