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CCR RioSP inicia obras de ampliação da capacidade de tráfego da Região Metropolitana de Guarulhos

Na semana passada, o Vice-Presidente Executivo do SINDIPESA, Dasio de Souza e Silva Junior, e a Diretora Executiva, Cinthia Ambra, visitaram as instalações da CCR RioSP, onde foram recebidos por representantes da empresa que apresentaram todo o plano de melhorias com as obras de ampliação da capacidade de tráfego da Via Dutra, na Região Metropolitana de São Paulo. Esse é um dos primeiros investimentos do novo contrato da concessionária, estimado em R$ 1,4 bilhões.

“Fomos muito bem recebidos pela equipe da CCR RioSP e ficamos animados com as melhorias que essa obra trará ao setor de transportes. Será um período difícil, mas que valerá à pena”, afirma Cinthia.

Inicialmente, os trabalhos começam na região do trevo de Bonsucesso, na altura do km 210, e no complexo viário Jacu Pêssego, na altura do km 213 da Via Dutra, em Guarulhos (SP). 

O projeto completo de ampliação da capacidade de tráfego da Região Metropolitana de São Paulo prevê a construção de novas pistas marginais. Serão sete quilômetros entre o pedágio de Arujá, próximo ao km 204, passando pelo trevo de Bonsucesso, no km 210 após o posto Sakamoto, no sentido São Paulo da Via Dutra. No sentido Rio de Janeiro, também na região de Bonsucesso, serão construídos outros três quilômetros de novas pistas marginais. Próximo ao trevo de Bonsucesso, no km 213, será construído um novo trevo na região do complexo viário da Jacu Pêssego.

Outro grande investimento é a construção de novas faixas de rolamento das pistas expressas da Via Dutra. Passando de duas para três faixas. No total, serão 24km, sendo 12km em cada sentido da Via Dutra iniciando após o aeroporto Internacional de Guarulhos até a chegada à capital paulista.

Outras duas obras que trarão mais fluidez para os motoristas que utilizam as pistas expressas da Via Dutra e precisam acessar as rodovias Hélio Smidt, o principal acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e Fernão Dias, o corredor viário que liga o Estado de São Paulo a Belo Horizonte. Esta construção de viadutos fará a interligação entre as rodovias, facilitando a rotina dos motoristas que utilizam o trecho. Também será erguida uma nova ligação viária da pista expressa da Dutra à ponte do Tatuapé.

O contrato de concessão prevê ainda investimentos em inovação e tecnologia na região do Vale do Paraíba. Entre eles:

• 27 novas câmeras de CFTV;

• 203 câmeras DAI (detecção automática de incidentes). Esse sistema tem por objetivo agilizar o atendimento de ocorrências nas rodovias, emitindo alerta ao Centro de Controle Operacional (CCO) para a presença de veículos quebrados ou parados na rodovia ou no acostamento;

Cabe destacar que o novo Contrato de Concessão concedido à Concessionária RioSP prevê a iluminação de todo o trecho da Via Dutra junto a conectividade para o motorista.

Os projetos, melhoramentos, implantações, entre outros, estão sendo executados de acordo com o cronograma estipulado, disponível no link Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, para apreciação.

Para mais informações sobre as obras na região Metropolitana de São Paulo, é só acessar o site www.obrasccrrodovias.com.br.

Todas as obras previstas no novo contrato de concessão podem ser consultadas no Programa de Exploração de Rodovias (PER) acessando o link https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/rodovias/concessionarias/lista-de-concessoes/ccr-rio-sp/documentos-de-gestao

Free Flow já é uma realidade

Na BR-101 (Rio-Santos), entre Ubatuba (SP) e a cidade do Rio de Janeiro, o free flow – sistema de pagamento automático de pedágio – funciona por meio de equipamentos de monitoramento instalados em 3 pórticos localizados no Estado do Rio de Janeiro nos km 414 (Itaguaí), km 447 (Mangaratiba) e km 538 (Paraty), com capacidade de identificar 100% das passagens, seja por TAG ou leitura da placa.

Para saber mais sobre o sistema Free Flow, clique aqui e assista ao vídeo.