Reforma tributária: Haddad diz que governadores terão uma “boa surpresa”

  • Post category:Economia

Após encontro com governadores da região Nordeste, nesta terça-feira (24), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou que o valor do Fundo de Desenvolvimento Regional previsto no texto da reforma tributária vai agradar os governadores. Ele afirmou que o relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), aceitou a proposta da Fazenda, de incrementar o Fundo no texto.

“Acredito que eles terão uma boa surpresa. Já fechamos com o Eduardo Braga, que deve, nas próximas horas, entregar o relatório e dar uma coletiva amanhã, se eu entendi bem.”, disse.

A proposta veio após demanda de governadores para compensar perdas de arrecadação causadas pelas alterações no sistema tributário.

“Então tudo isso somado, eu penso que os governadores, enfim, estão a tanto tempo esperando, vão poder terminar o ano numa situação mais confortável em virtude do calote que foi dado no ano passado. Foi um calote muito expressivo nos governadores, mas nós estamos pretendendo passar a régua nisso e começar a vida nova no ano que vem.”, completou o ministro.

Na avaliação do ministro, o relatório de Braga deve ser aprovado no Senado em até 15 dias. “(O relatório) tem a robustez necessária para ser aprovado daqui a 15 dias e quem sabe a Câmara possa sacramentar a reforma tributária, uma vez que ela vai ter que se debruçar sobre a alteração do Senado e o presidente Pacheco possa promulgar, finalmente, depois de 40 anos, a reforma tributária tão almejada”, afirmou.

Sobre a reunião com os governadores, Haddad ainda contou que foi tratado o pagamento dos precatórios, que está dependendo de uma decisão do Supremo.

“O Nordeste tem interesse no pagamento dos precatórios, porque uma boa parte disso é o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério)”, completou. Haddad acredita que a questão dos precatórios terá uma solução até dia 15 de novembro.

Fonte: CNN – https://www.cnnbrasil.com.br/economia/reforma-tributaria-haddad-diz-que-governadores-terao-uma-boa-surpresa/