Reforma tributária é fundamental para reduzir custo Brasil, diz Alckmin ao assumir ministério

  • Post category:Economia

Em discurso durante a transmissão de cargo nesta quarta-feira (4), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), falou sobre a necessidade de reforma tributária.

“O fortalecimento da indústria passa, invariavelmente, pela redução do custo Brasil e pela melhoria do ambiente de negócios no país. Reforma tributária nesse contexto é fundamental”, disse Alckmin.

O vice-presidente e ministro deixou claro que a prioridade da pasta será investir na reindustrialização, com ênfase no desenvolvimento sustentável. “O Brasil pode ser e será o grande protagonista da descarbonização da economia global”, disse.

Ele também disse que a retomada da indústria será feita sob o prisma da justiça social. “O momento nos impõe o trabalho incansável pelo emprego e distribuição de renda em apoio à indústria, ao comércio e ao setor de serviços.”

Alckmin reiterou que a pasta trabalhará junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ao Ministério do Meio Ambiente durante sua gestão. E saudou Aloizio Mercadante e Marina Silva, que estão à frente dos órgãos, respectivamente.

Também destacou que o ministério terá uma Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria. “Sustentabilidade é o ponto de partida de toda política industrial.”

Alckmin disse que pretende “reposicionar a imagem do Brasil no mundo”, já que o ministério também incorpora a Câmara de Comércio Exterior (Camex) e a Agência Nacional Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex).

Ele disse que sua gestão também vai incentivar a economia inclusiva, criativa e sustentável, com programas de apoio a startups e empreendedorismo inovador.

No final de seu discurso, Alckmin reforçou seu compromisso com Lula (PT): “Saiba que o senhor terá de mim não apenas a lealdade de um ministro que se soma à de um vice, mas minha dedicação integral em prol de uma agenda que contribua para reverter os resultados inaceitáveis que nossa economia vem acumulando nos últimos anos.”

Fonte: CNN – https://www.cnnbrasil.com.br/politica/reforma-tributaria-e-fundamental-para-reduzir-custo-brasil-diz-alckmin-ao-assumir-ministerio/