Puxado por transportes, setor de serviços avança 0,9% em maio

  • Post category:Economia

O volume de serviços no Brasil em maio expandiu 0,9% frente a abril, após ter recuado 1,5% no mês anterior, segundo dados divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira, 12. A expansão teve como destaque o setor de transportes que cresceu 2,2% no período, recuperando parte da queda de 4,3% verificada em abril, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Os demais avanços do mês vieram dos serviços prestados às famílias (1,1%); dos outros serviços (0,6%); e de informação e comunicação (0,2%).

Dessa forma, o setor de serviços se encontra 11,5% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 2,0% abaixo de dezembro de 2022 (ponto mais alto da série histórica).

Em relação ao nível pré-pandemia, o transporte de cargas está 41,3% acima de fevereiro de 2020

Segundo os dados da pesquisa mensal (PMS), em maio de 2023, o volume de transporte de passageiros no Brasil registrou expansão de 2,8% frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, recuperando, assim, parte da perda de 4,5% observada entre março e abril. Dessa forma, o segmento se encontra, nesse mês de referência, 2,1% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 21,4% abaixo de fevereiro de 2014 (ponto mais alto da série histórica). Por sua vez, o volume do transporte de cargas apontou crescimento de 3,7% em maio de 2023, superando a queda de 2,8% verificada em abril. Dessa forma, o segmento alcança, em maio de 2023, o ponto mais alto de sua série. Com relação ao nível pré-pandemia, o transporte de cargas está 41,3% acima de fevereiro de 2020.

Setor de serviços registrou a 27ª taxa positiva seguida – Na comparação com maio de 2022, o volume do setor de serviços, ao avançar 4,7% em maio de 2023, registrou a 27ª taxa positiva seguida. O resultado desse mês trouxe expansão em todas as cinco atividades de divulgação, com crescimento em 58,4% dos 166 tipos de serviços investigados. Entre os setores, o de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com alta de 7,1%, foram a principal contribuição positiva sobre o volume total de serviços, impulsionado, em grande medida, pelo aumento de receita das empresas pertencentes aos ramos de rodoviário de cargas; transporte aéreo de passageiros; navegação de apoio marítimo e portuário; armazenamento; e transporte por navegação interior de carga.

Fonte: Frota&cia – https://frotacia.com.br/puxado-por-transportes-setor-de-servicos-avanca-09-em-maio/