No momento você está vendo Profissionais do setor falam sobre Segurança nas Operações de Içamentos de Cargas em Workshop promovido pelo SINDIPESA

Profissionais do setor falam sobre Segurança nas Operações de Içamentos de Cargas em Workshop promovido pelo SINDIPESA

  • Post category:Sem categoria

Na manhã de ontem (14), o SINDIPESA promoveu o Workshop Virtual de Segurança nas Operações de Içamentos de Cargas, com a participação de mais de 130 interessados no tema. O evento contou com a presença de empresários e diretores executivos do setor, como Júlio Eduardo Simões, Presidente do SINDIPESA; Masatoshi Hirano, Presidente da Tadano Brasil; Alex Xiao, Presidente da Sany do Brasil; e Renê Porto, Diretor da Liebherr do Brasil.

Júlio Eduardo Simões deu início ao evento falando da importância de reunir o setor para falar do tema Segurança. “Agradeço a participação de todos e em especial às empresas que ajudaram o SINDIPESA a organizar o evento: Tadano, Liebherr, Sany, Inguanti Engenharia e ABENDI”.

As palestras foram conduzidas por especialistas do setor, como o Eng. Adriano Inguanti, da Inguanti Engenharia; o Eng. José Carlos Rezende, da Tadano Brasil; o Eng. Heron Gayean, da Liebherr do Brasil; o Eng. Mauri Zani, da Sany do Brasil; e o Eng. Mauricio Ballarine, da ABENDI.

Em todas as palestras, foi citada a importância de comunhão entre equipamentos modernos, com alta tecnologia, aliado à capacitação profissional para evitar acidentes e garantir a segurança das operações de içamento. Mauricio Ballarine, da ABENDI, mostrou as diversas certificações e qualificações oferecidas pela associação e reforçou sua importância.

Já o Eng. Adriano Inguanti falou sobre a necessidade e relevância do plano de Rigging com base na norma regulamentadora do Ministério do Trabalho NR12, anexo XI, que define o Plano de Rigging como sendo o planejamento detalhado e formalizado de uma movimentação de carga com guindaste. “Basicamente, o estudo de rigging tem por objetivo simular a operação a ser executada, para que obstáculos, interferências e outros elementos integrantes da área de operação sejam verificados”, lembra Adriano.

Além disso, Inguanti compartilhou com os participantes como deve ser desenvolvido o plano de Rigging, seguindo o levantamento de informações, como: Planta do site;  Desenho de elevação; Desenho da carga a ser içada; Peso da carga a ser içada; Centro de gravidade “CG” da carga a ser içada; Detalhes dos pontos de içamento; Local onde ocorrerá o içamento; Capacidade de carga/pressão do solo; Acesso ao local de içamento; Sub solo (tubulações, canaletas, drenos, etc); Redes de energia na área de içamento.

Os representantes da Tadano, Liebherr e Sany mostraram os equipamentos disponíveis no mercado para este tipo de operação e toda a tecnologia envolvida para garantir a segurança dos profissionais envolvidos. Acesse aqui as apresentações:

Tadano

Liebherr

Sany do Brasil

Inguanti Engenharia

ABENDI