SEST SENAT e MDS assinam protocolo de intenções para a inclusão de pessoas de baixa renda do CadÚnico

O SEST SENAT e o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) vão unir forças para promover a maior inclusão social, econômica e produtiva da população de baixa renda. Para isso, a entidade e o órgão assinaram, nesta quarta-feira (24), em Brasília, um protocolo de intenções que visa estabelecer um vínculo cooperativo entre as partes. A ideia é usar a reconhecida expertise do SEST SENAT para qualificar, gratuitamente, as pessoas e as famílias de baixa renda, em situação de risco e vulnerabilidade, cadastradas no CadÚnico, o Cadastro Único, do governo federal.

Na cerimônia de assinatura do protocolo, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, enalteceu a importância da iniciativa, que, além de contribuir para melhorar a empregabilidade dos brasileiros com dificuldade de ingresso no mercado de trabalho, vai beneficiar o setor, que carece de profissionais qualificados.

“Atualmente, a demanda das empresas de transporte por motoristas profissionais é muito forte, ou seja, a vaga já existe, o que já configura uma importante oportunidade. Este convênio, então, proporcionará a qualificação profissional às pessoas de baixa renda, de modo a torná-las aptas a conduzirem ônibus e caminhões, por meio dos treinamentos a serem ofertados pelo SEST SENAT”, afirmou. Segundo Vander Costa, a iniciativa busca melhorar a vida e a carreira profissional dessas pessoas. “Todos aqueles que aceitarem o desafio terão condições de ter suas carteiras assinadas, com os benefícios a que tem direito o trabalhador formal”.

Ao lado de Vander Costa, o ministro da pasta, Welington Dias, falou sobre a expectativa de o convênio — que será celebrado posteriormente — resultar, já em 2024, no preenchimento das vagas ofertadas pelas transportadoras pelas pessoas de baixa renda. “Vander Costa e sua equipe junto com o MDS, integrado com os estados e os municípios, vão trabalhar para proporcionar às cadastradas no CadÚnico uma qualificação adequada, feita por quem entende do setor de transporte. [Essa parceria será] fundamental, porque emprego significa mais segurança. Além disso, o trabalhador terá aqui, no setor de transporte, acesso à saúde e a um conjunto de benefícios, além de um emprego seguro. Não será informalidade”, afirmou.

Com isso, Wellington Dias se referiu aos serviços ofertados gratuitamente pelo SEST SENAT aos trabalhadores do transporte, contratados pelas empresas do setor. “Nas 165 unidades operacionais da entidade no país, os trabalhadores do setor têm à disposição capacitação profissional e atendimentos em odontologia, psicologia, fisioterapia e nutrição. Isso porque o nosso objetivo vai além de prepará-los para o mercado de trabalho. A nossa instituição também cuida da sua saúde e de seu bem-estar”, explicou a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart. Ela fez, ainda, questão de ressaltar como a entidade está preparada para bem atender a esse público. “Os trabalhadores do transporte são itinerantes, já que se deslocam de um ponto do Brasil a outro. Em vista disso, as nossas unidades estão preparadas para atendê-los onde quer que estejam”, finalizou.

Pelo Sistema Transporte, também participaram da celebração do protocolo de intenções entre o SEST SENAT e o MDS o diretor de Relações Institucionais de CNT, Valter Souzar; a gerente executiva de Novos Negócios e Parcerias, Luciana Malamin; o chefe de gabinete da Presidência da CNT, Matheus Jasper; e a gerente executiva do Poder Executivo da CNT, Danielle Bernardes. Já pelo governo federal, também marcaram presença: o secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton; o diretor de Apoio ao Empreendedorismo, Alison Ramon; o diretor de Apoio de Inserção no Trabalho, Saumineo Nascimento; o coordenador-geral Paulo Penha; o coordenador-geral Eduardo Dalbosco; o coordenador-geral James Theodoro da Silva; e a gerente de Projetos, Adriana Correa.

Fonte: CNT – https://www.cnt.org.br/agencia-cnt/sest-senat-e-mds-assinam-protocolo-intencoes