PRF participa do 1º Seminário Internacional de Segurança Viária, em Brasília – DF

Na manhã desta segunda-feira (21), a PRF participou da abertura do 1º Seminário Internacional de Segurança Viária, que aconteceu no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília.

Promovido pelo Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e a Câmara Temática de Gestão e Coordenação do Plano Nacional de redução de Mortes e Lesões no Trânsito, o evento tem como objetivo assegurar o direito à vida, assim como promover a participação ativa cidadã e alcançar a meta de zero morte no trânsito.

Uma das autoridades presentes no evento, o Ministro da Infraestrutura substituto, Sr Bruno Eustáquio, destacou os esforços empreendidos no setor de transportes de forma a conectar pessoas e regiões ao desenvolvimento do país, enfatizando a necessidade de se evitar mortes no trânsito.

Ainda pela manhã, foi firmado acordo de cooperação que segue os pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), o qual prevê a redução do total de óbitos e lesões graves decorrentes de acidentes nas vias do país em 50% até 2028. O objetivo é coordenar ações dos diferentes agentes envolvidos na segurança viária, a fim de tornar as estradas mais seguras e, consequentemente, reduzir o risco de acidentes graves.

De acordo com o Diretor-Geral Substituto da PRF, inspetor Marco Antônio Territo, “a redução da quantidade de vítimas do trânsito é um compromisso de todos os órgãos de trânsito, que vêm direcionando esforços e recursos no sentido de reforçar as ações governamentais e promover a segurança viária em todo o Brasil.” O inspetor enfatizou ainda que, nesse contexto, a Operação Rodovida desempenha importante papel, incrementando a presença policial nas rodovias federais, potencializada pelas ações integradas com entidades das esferas federal, estadual e municipal.

Além do Diretor-Geral Substituto da PRF e do Ministro da Infraestrutura substituto, estavam presentes no evento o Ministro de Estado da Infraestrutura Substituto, Bruno Eustáquio de Carvalho, o Secretário Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura, Frederico Carneiro, o Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Felipe Queiroz, o Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Cristiano Della Giustina e o Coordenador de Multas e Educação para o Trânsito do DNIT , Julio Pellizzon.

Fonte: PRF – https://www.gov.br/prf/pt-br/noticias/nacionais/2022/novembro/prf-participa-do-1o-seminario-internacional-de-seguranca-viaria