PNEUSHOW mostra sustentabilidade da indústria de pneus

Até sexta, 24, acontece no Expo Center Norte, a Pneushow, feira internacional que recebe os principais players da indústria de pneus.

O evento – considerado o maior do segmento na América Latina – está retornando para o ambiente presencial com o objetivo de colaborar com o futuro de uma sociedade mais sustentável por meio da tecnologia sobre rodas.

Mesmo que ainda sinta os efeitos da pandemia, o setor de pneus continua mostrando crescimento no Brasil, em especial os pneus reformados. Segundo a Associação Brasileira de Reforma de Pneus (ABR), cerca de 7 milhões de pneus são reformados por ano no país, e a prática gerou uma economia de 5 bilhões de litros de petróleo ao longo da última década.

A atividade da reforma de pneus existe há mais de 70 anos. No passado, era realizada por empresas menores, porém, atualmente, empresas estruturadas investem no setor e oferecem serviços especializados, prestados por profissionais capacitados no ofício, partindo para a consolidação deste mercado, como ocorreu em outros segmentos, como supermercados, por exemplo.

O setor de reforma de pneus tem um faturamento anual de R$5 bilhões (considerando as unidades reformadoras de pneus e os fabricantes de matéria-prima), o que gera uma arrecadação de R$1 bilhão em impostos, além de garantir mais de 250 mil empregos diretos e indiretos, sendo a maioria em microempresas e companhias de pequeno porte.

Um dos coexpositores da Pneushow em 2022, a NSA Pneutec, reformadora tradicional do mercado nacional, estará no estande da Vipal Borrachas durante o evento. A oportunidade de expor o seu portfólio para o mercado durante a feira é celebrada pela empresa, que espera ver e compartilhar as novidades produzidas pelo setor de reforma de pneus nos últimos anos.

“É uma das grandes convenções da indústria de pneus no mundo, e estamos muito contentes de voltar a ter esse contato presencial com o mercado durante a feira. Buscamos aproximar nossos clientes das novidades que estamos trazendo para o mercado nacional, e a Pneushow deste ano será fundamental para analisar todo o desenvolvimento da indústria desde o início da pandemia”, declara Giulio Claro, diretor da NSA Pneutec.

Na última edição da Pneushow, em 2018, foram cerca de 75 marcas com exposição e mais de 8 mil visitantes.

Fonte: Portal NTC – https://www.portalntc.org.br/pneushow-mostra-sustentabilidade-da-industria-de-pneus/