Free flow: 1º ano de pedágio sem cancela acumula dúvida e multas por evasão

Um ano após o início de sua implantação no Brasil, em abril de 2023, o pedágio sem cancela, mais conhecido como free flow, ainda está presente em um número pequeno de rodovias.

Nos poucos locais onde já está em funcionamento, a nova tecnologia, que utiliza um pórtico com câmeras e sensores, tem gerado dúvidas de usuários quanto ao respectivo pagamento, além de relatos de notificação por evasão de pedágio – infração de trânsito com multa de R$ 195,23, mais cinco pontos no prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), caso o pedágio não seja quitado no prazo de quinze dias.

Em rápida pesquisa no site Reclame aqui, aparecem mais de 200 reclamações, abertas nos últimos meses, alegando desde falta de informações sobre como deve ser feito pagamento da tarifa até supostos erros ou demora no processamento desse pagamento. Essas reclamações, inclusive, motivaram envio de notificação do Procon-RJ, em janeiro, à concessionária CCR RioSP, responsável pela operação do pedágio da Rodovia Rio-Santos (BR-101), um dos trechos onde o free flow já está funcionando.

Vinculado ao Governo do Rio de Janeiro, o órgão de defesa do consumidor cobra esclarecimentos sobre questões como a suposta falta de informação adequada sobre a cobrança, os possíveis meios de pagamento e como o recebimento de multas por evasão de pedágio. Pode ser aplicada multa de R$ 13 milhões.

CLique aqui e leia na íntegra.

Fonte: UOL