Petrobras e estatal norueguesa firmam acordo para instalação de 7 parques eólicos

A Petrobras e a Equinor, estatal norueguesa, firmaram parceria que possibilita ampliar a instalação de novos parques eólicos, modalidade que gera energia usando a força do vento, em seis estados no litoral brasileiro: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, com potencial de geração de 14,5 Gigawatts (GW).

Em 2018, as duas empresas assinaram um acordo para dois parques eólicos, localizados na região litorânea entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A ampliação atual do escopo contará com mais cinco projetos, totalizando sete parques, em outras regiões, principalmente no Nordeste, com a entrega prevista até 2028. O plano considera a ambição da Petrobras de neutralizar emissões de gases de efeito estufa até 2050.

Segundo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, o acordo facilitará a transição energética do Brasil: “Esse acordo vai abrir caminhos para uma nova fronteira de energia limpa e renovável no Brasil, aproveitando o expressivo potencial eólico offshore do nosso país e impulsionando nossa trajetória em direção à transição energética”.

De acordo com a nota divulgada pelas empresas, o Brasil terá oportunidades com a geração de energia eólica porque a geografia do país favorece: “A tecnologia associada à geração eólica utiliza a força dos ventos no mar para a produção de energia renovável – e as principais vantagens são a elevada velocidade e estabilidade dos ventos em alto-mar, livres de interferência de barreiras como rugosidade do solo, florestas, montanhas e construções, por exemplo”

A Equinor, que atua no Brasil há mais de 20 anos no setor de óleo e gás, tem confiança na parceria firmada com a empresa brasileira: “A Equinor e a Petrobras têm uma longa história de parceria de sucesso. Estamos felizes em expandir nossa colaboração para renováveis, possibilitando uma ampla oferta de energia no Brasil. Juntos, estamos engajados ativamente para contribuir com a realização da energia eólica offshore e da transição energética do Brasil, criando as condições iniciais necessárias para que a energia renovável se desenvolva de maneira sustentável”, disse Anders Opedal, CEO do grupo.

Fonte: CNN – https://www.cnnbrasil.com.br/business/petrobras-e-estatal-norueguesa-firmam-acordo-para-instalacao-de-7-parques-eolicos/