Pesquisa mostra números do transporte de carga em 2022

• Post category:Economia

O transporte de carga foi tema em evento promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), foi apresentada a pesquisa de mercado referente ao primeiro semestre do ano.

Os três principais insumos do setor de transporte de cargas, que, juntos, representam cerca de 90% do custo final de uma operação do setor, são: veículo, mão de obra e combustível. De acordo com um levantamento realizado pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em 18 meses, os valores desses fatores aumentaram 42%, 12,5% e 104%, respectivamente.

Diante desses aumentos, 73% dos transportadores reajustaram o frete, 7% mantiveram e 20% ofereceram descontos. Além disso, 45% das empresas de transporte de médio porte que responderam o estudo disseram que o cenário foi melhor que em 2021; para 18% o cenário foi igual; e para 37% foi pior que o ano passado.

Outra questão abordada na entidade é a defasagem do frete que está em 13,8%. No ano passado a mesma pesquisa apontou uma média de 18,7%.

Para Adriano Depentor, presidente do conselho superior e de administração do SETCESP, esse é um problema crônico do setor. “Na verdade, isso não deveria acontecer, visto que é uma responsabilidade do empresário que precisa valorizar o seu negócio”.

Em relação ao futuro, 27% dos pesquisados acreditam que o frete vai melhorar e 41% acham que pode piorar. Segundo Lauro Valdivia, assessor técnico da NTC&Logística, “o que devemos fazer é calcular os custos de modo correto e cobrar o que precisa ser cobrado”.

Fonte: Frota&cia – https://www.frotacia.com.br/pesquisa-mostra-numeros-do-transporte-de-carga-em-2022/