Palfinger: vendas recordes e previsão de novos investimentos

Com fábricas em Caxias do Sul-RS (Brasil) e Rio Tercero-Córdoba (Argentina), além de filiais em Sorocaba e Buenos Aires, a PALFINGER LATAM contabilizou em 2021 um crescimento de 70% nas vendas na América Latina.  Para o Vice-Presidente de Vendas e Serviços para a América Latina da Palfinger, Ismael Daneluz, o desempenho positivo demonstra a assertividade na execução das estratégias adotadas. “Neste ano seguimos com a execução do nosso plano de crescimento aproveitando o momento de recuperação em alguns setores de mercado, principalmente os ligados à mineração, construção civil e de transporte.”

O executivo também destaca que os resultados são consequência da expansão para novos países e a ampliação das linhas de produto. “Expandimos nossa rede de vendas e serviços no Brasil, América Central e Caribe. A ampliação e diversificação de portfólio de produtos seguiu em consolidação, e introduzimos diferentes linhas de produtos em mercados como Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Colômbia e Uruguai”.

O crescimento dos negócios nos últimos dois anos refletiu em um aumento próximo a 50% no quadro de colaboradores, levando a PALFINGER a empregar atualmente 800 colaboradores nas suas plantas no Brasil e Argentina. No ano em comemorou 75 anos de presença no Brasil, considerando-se os 55 anos de história da empresa Madal (adquirida há 20 anos), a PALFINGER conquistou o selo Great Place to Work (GPTW) Brasil, no grupo das 40 melhores empresas de indústria para se trabalhar no país. Em termos de produtos, o grande destaque foi o lançamento no Brasil do maior guindaste articulado da América Latina, o PK 165.002 TEC 7.

Vice-Presidente de Operações para a região, Edison Peters, antecipa que o grupo realizará grandes investimentos para ampliar e modernizar as instalações fabris. “Em 2020 aprovamos o maior pacote de investimento na história da companhia na região LATAM, destinado a ampliação e modernização das nossas plantas produtivas no Brasil e Argentina, no período de 2021 a 2024”. Cerca de R$ 300 milhões estão previstos até 2024.

Hoje, Caxias do Sul é considerada um dos maiores polos metalmecânicos no país e referência no mercado de movimentação de cargas. “Queremos seguir cooperando e trazendo cada vez mais relevância para a Serra Gaúcha, além de demostrar que a PALFINGER, embasada em sua longa e consolidada trajetória no mercado, é referência por seus altos padrões de qualidade e inovação tecnológica na América Latina”, afirma Peters.

A multinacional tem objetivo de manter o ritmo acelerado de crescimento, aproveitando o momento positivo que os principais segmentos de atuação têm vivido. A alta demanda anima o Diretor Comercial e de Linhas de Produto, Silvio Gateli. “No Brasil e na Argentina, a agricultura e a construção civil estão em franca expansão e com perspectivas positivas, resultando em uma alta demanda por nossos produtos. Na mineração, onde temos participação bastante relevante, o aumento global de demanda por matérias-primas tem sustentado os investimentos nesse novo ciclo das commodities.” Segundo ele, ainda em 2022, a PALFINGER irá lançar novos modelos de guindastes articulados e elevadores de ônibus, além de realizar o lançamento da nossa nova linha de cestos aéreos.

Sobre perspectivas para os próximos anos, Ismael Daneluz visualiza oportunidades de mercado e de crescimento, apesar do contexto complexo no horizonte. “Sabemos que vivemos um momento de instabilidade e que ainda teremos que enfrentar muitos desafios pela frente, porém acreditamos que o bom momento no segmento deve se manter. Existem importantes projetos de infraestrutura planejados na região, a participação do Brasil e da Argentina no agronegócio global deverá aumentar, e o segmento energético ainda tem muito potencial para se desenvolver. Nossa estratégia é buscar um crescimento sustentável nos segmentos em que atuamos, e para isso seguiremos avaliando novas oportunidades de crescimento e expansão.”

Fonte: Crane Brasil – https://cranebrasil.com.br/palfinger-vendas-recordes-e-previsao-de-novos-investimentos/