No momento você está vendo Licenciamento de caminhões sobe 17,5%, segundo Anfavea

Licenciamento de caminhões sobe 17,5%, segundo Anfavea

De acordo com dados da Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, divulgados hoje, 8, o número de caminhões licenciados em maio superou em 17,5% os registrados em abril. Assim, sendo comercializados 11.497 unidades neste quinto mês de 2021. Os dados abrangem caminhões leves, semileves, médios, pesados e semipesados.

Em relação ao ano passado, o número de emplacamentos de caminhões em maio de 2021 cresceu 138,6% ante mesmo mês de 2020. Da mesma forma, o acumulado do ano supera em 63,8% o número de unidades vendidas até maio de 2020.

Dentre os segmentos, o maior destaque foi o de caminhões semileves. Foram registradas em maio, a venda de 600 unidades, contra 465 veículos em abril. Portanto, uma variação positiva de 29%.

Falta de insumos

Segundo o Presidente da Associação, Luiz Carlos Moraes, esse crescimento poderia ser ainda maior, não fossem as dificuldades na produção de veículos em função da falta de insumos nas fábricas.

“O setor automotivo e outras indústrias dependem cada vez mais desses insumos para dar um passo além em termos tecnológicos, atraindo para o país investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, e na esteira disso gerando conhecimento técnico, acadêmico e empregos de altíssima qualidade. Já estamos atrasados, o que exige urgência e grande visão de futuro por parte dos nossos dirigentes”.

Ônibus

Ainda de acordo com dados da Anfavea, o mercado de ônibus também mostrou bom crescimento no mês de maio. Ao todo, foram emplacadas 1607 unidades contra 1174 de abril. Assim, configurando um aumento de 36,9% nesta comparação.

Em relação aos dados de maio de 2020, a variação foi ainda maior. No mesmo mês do ano passado, foram licenciadas 666 unidades de ônibus. Portanto, a diferença mostra um crescimento de 141,3%.

FONTE: Frota&cia – https://www.frotacia.com.br/licenciamento-de-caminhoes-sobe-175-em-maio-segundo-anfavea/

FOTO: Negócio foto criado por aleksandarlittlewolf – br.freepik.com