Painel do Diesel permite checar oscilações semanais de preço

Com a ideia de diminuir o impacto da alta no preço dos combustíveis, o SETCESP, em parceria com o IPTC, criou o painel do diesel. A ferramenta busca auxiliar o transportador associado à entidade a ter mais eficiência no custo operacional e ficar por dentro da oscilações do gasóleo pelo estado.

Todos os dados são colhidos junto aos levantamentos da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), assim o transportador consegue ter uma noção do preço no momento em que define a rota. O painel também registra uma série histórica desde janeiro de 2021.

O projeto surgiu justamente no período mais caótico e de recordes de alta no diesel, muito por conta de questões internacionais, como o aumento do dólar e Guerra da Ucrânia. Entretanto, o IPTC destaca que só nos últimos 12 meses, o preço do diesel caiu 34.57% para o consumidor.

Segundo Ricardo Henrique, analista de dados do IPTC, no geral, o preço do Diesel S10 registrou quedas em algumas áreas, enquanto o Diesel comum se manteve relativamente estável.

“Essas variações refletem a dinâmica do mercado de combustíveis, sujeito a fatores como demanda, oferta e políticas econômicas. É importante ressaltar que as flutuações nos preços do Diesel podem ter impactos significativos para consumidores e empresas, afetando seus custos operacionais e despesas diárias. Por isso, é essencial acompanhar de perto essas variações e estar ciente das tendências do mercado”, comenta o analista.

O painel é atualizado semanalmente, às segundas-feiras, na mesma frequência com que a ANP disponibiliza as informações após o levantamento dos valores nos respectivos municípios.

Acesse aqui o painel do diesel

Fonte: Frota&cia – https://frotacia.com.br/painel-do-diesel-permite-checkar-oscilacoes-semanais-no-valor/